Co-financiado por:
Outubro 2023
6 meses
Hibrido
750€ (jovens) 1.500€
O turismo é um importante motor de crescimento económico, a nível mundial e local. O sector contribui directamente para 4,4% do PIB, 6,9% do emprego e 21,5% das exportações de serviços nos países da OCDE, em média, e o seu crescimento contínuo oferece perspectivas reais de desenvolvimento sustentável e inclusivo.
No entanto, são necessárias políticas integradas e viradas para o futuro para garantir que este crescimento traga mais benefícios para as pessoas, os locais e as empresas. Estas políticas terão que se basear em práticas sustentáveis tendo em consideração que as mudanças climáticas são a maior ameaça para este sector.
A pós-graduação tem 6 módulos obrigatórios, no entanto os candidatos podem optar por fazer apenas um ou mais módulos dos disponíveis, e no final obtém apenas certificado de conclusão do módulo realizado.
A próxima edição desta pós-graduação tem os seguintes módulos, cada um deles com a duração de 4 semanas de aulas, duas vezes por semana, em regime pós-laboral:
Este programa é adequado a uma vasta gama de perfis profissionais com aspirações de carreira no setor do Turismo e Hospitalidade e que queiram entender como implementar práticas de sustentabilidade neste sector e como fazer face ao desafio das mudanças climatéricas.
Alguns exemplos:
Pró-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa
É Pró-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa, onde coordena a área da sustentabilidade e a plataforma NOVA 4 The Globe desde Novembro de 2021. Leciona na NOVA School of Science and Technology (NOVA FCT) da Universidade NOVA de Lisboa, onde preside ao Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente desde 2017.
É membro da comissão de ética da NOVA FCT. Foi membro do conselho científico da NOVA FCT entre 2014 e 2020. Coordenou o grupo Energia & Clima no centro de investigação CENSE, entre 2008 e 2021, dedicado a I&D em neutralidade climática e resiliência de sistemas energéticos. Os seus estudos resultaram em mais de uma dezena de peças legislativas e dois documentos de visão, incluindo a Estratégia de Longo Prazo para a neutralidade de carbono da economia portuguesa até 2050, submetida à UNFCCC pelo governo Português.
Júlia Seixas recebeu o reconhecimento pelo Prémio Nobel da Paz da Fundação Nobel em 2007 pelo seu contributo para o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy