Pós-graduação “Sustainable Strategies for Tourism & Hospitality”

Sustainability is not an option, it’s an imperative. It’s the only way to ensure that tourism continues to benefit communities and protect the planet for generations to come.

Randy Durband, CEO of the Global Sustainable Tourism Council.

Cofinanciado por:

• Próxima Data

Outubro 2024

• Duração

6 meses

• Formato

B-learning

• Investimento

750€ (jovens) 1.500€

Pós-graduação “Sustainable Strategies for Tourism & Hospitality”
Visão geral

O turismo é um importante motor de desenvolvimento económico, a nível mundial e local. O sector contribui diretamente para 4,4% do PIB, 6,9% do emprego e 21,5% das exportações de serviços nos países da OCDE, em média. Novos modelos para o setor do turismo oferecem perspetivas reais de desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Assim, são necessárias políticas integradas e com uma perspetiva de longo prazo para garantir que o desenvolvimento do turismo assegure benefícios para as pessoas, os territórios e comunidades locais e as empresas, e salvaguarde o capital natural, essencial para qualquer modelo de turismo. Estas políticas exigem práticas sustentáveis, devendo ter em consideração que as alterações climáticas são a maior ameaça para o sector.

Esta Pós-graduação tem seis módulos obrigatórios. No entanto, os candidatos podem optar por fazer apenas um ou mais módulos dos disponíveis, obtendo no final apenas o certificado de conclusão do(s) módulo(s) realizado(s).

Conteúdo do curso

Esta Pós-graduação tem seis módulos obrigatórios. No entanto, os candidatos podem optar por fazer apenas um ou mais módulos dos disponíveis, e no final obtém apenas certificado de conclusão do(s) módulo(s) realizado(s).

Os módulos incluídos na Pós-graduação têm a duração de cinco semanas, com aulas duas vezes por semana, em regime pós-laboral. Pode consultar o conteúdo detalhado de cada módulo nos links em baixo.

Módulo 01. ESG practices and report in Tourism & Hospitality

Módulo 02. Heritage Preservation and Sustainability

Módulo 03. Waste reduction and management in tourism enterprises

Módulo 04. Tourism and sustainable water use: Supply, demand, and security

Módulo 05. Sustainable Construction and Rehabilitation of Tourist and Hospitality Industry Facilities

Módulo 06. Climate Neutrality and Resilience in Tourism and Hospitality Industry

Objetivos de Aprendizagem

Esta Pós-graduação tem por objetivo apresentar a sustentabilidade como fator de criação de valor e competitividade para a indústria do turismo e hospitalidade, dando a conhecer aos seus profissionais as tendências e as melhores práticas em matéria de sustentabilidade, capacitando-os para dar resposta aos múltiplos desafios atuais e que se perspetivam para o futuro.

Os objetivos de aprendizagem desta Pós-graduação são:

• Conhecer as práticas de sustentabilidade no sector T&H no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
  • Perceber como valorizar o capital natural (e.g. biodiversidade ecossistemas locais), humano (e.g. comunidades locais e gestão de recursos humanos) e cultural (e.g. património);
  • Perceber como efetuar o reporte ESG;
  • Perceber como pode proteger e preservar o património;
  • Entender como fazer uma gestão adequada dos resíduos e da redução do desperdício;
  • Perceber como fazer um uso sustentável da água;
  • Conhecer exemplos de como fazer uma construção e reabilitação de empreendimentos turísticos de forma sustentável;
  • Saber como elaborar e monitorizar uma estratégia para a neutralidade carbónica, em linha com o compromisso do setor sob a Declaração de Glasgow (2021) e as melhores práticas internacionais.

Perfil dos Participantes

Esta Pós-graduação é adequada a uma vasta gama de perfis profissionais no sector do Turismo e Hospitalidade que queiram implementar práticas de sustentabilidade e fazer face ao desafio das mudanças climatéricas.

São exemplo:

• Empresários e gestores que pretendam assegurar que a sua organização esteja preparada para responder aos desafios e às últimas tendências na área da sustentabilidade;
  • Diretores e técnicos de inovação e/ou sustentabilidade e/ou ambiente e qualidade;
  • Estudantes nas áreas de ambiente e/ou eficiência de recursos e sustentabilidade;
  • Empreendedores que tenham (ou planeiem) um negócio na indústria de T&H;
  • Gestores de unidades operacionais/de negócios com ambições de progredir para a liderança a nível corporativo;
  • Gestores de departamentos hoteleiros que procuram uma promoção para Diretor Geral;
  • Os participantes com formação em gestão, economia, ou mesmo engenharia que pretendam fazer carreira na indústria, ganharão conhecimentos e aprenderão sobre os desafios deste sector na área da sustentabilidade.
Coordenação do Programa
Júlia Seixas

Pró-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa

É Pró-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa, onde coordena a área da sustentabilidade e a plataforma NOVA 4 The Globe desde Novembro de 2021. Leciona na NOVA School of Science and Technology (NOVA FCT) da Universidade NOVA de Lisboa, onde presidiu ao Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente de 2017 a 2022.

É membro da comissão de ética da NOVA FCT. Foi membro do conselho científico da NOVA FCT entre 2014 e 2020. Coordenou o grupo Energia & Clima no centro de investigação CENSE, entre 2008 e 2021, dedicado a I&D em neutralidade climática e resiliência de sistemas energéticos. Os seus estudos resultaram em mais de uma dezena de peças legislativas e dois documentos de visão, incluindo a Estratégia de Longo Prazo para a neutralidade de carbono da economia portuguesa até 2050, submetida à UNFCCC pelo governo Português.

Júlia Seixas recebeu o reconhecimento pelo Prémio Nobel da Paz da Fundação Nobel em 2007 pelo seu contributo para o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Download Brochura Candidatura