Elvira Fortunato e Cecília Roque, ambas professoras e investigadoras da NOVA School of Science and Technology | NOVA FCT, acabam de receber duas bolsas Proof of Concept do European Research Council (ERC), a mais reputada instituição de atribuição de fundos para a investigação científica e tecnológica na Europa.
A NOVA FCT reforça assim a sua posição pioneira liderando o número de bolsas ERC: passa de nove para 11.
Diminuir o lixo eletrónico: Esta é a terceira bolsa ERC para Elvira Fortunato, professora do Departamento de Ciência dos Materiais e investigadora e diretora do CENIMAT|i3N, que a conquista agora com o projeto “e-GREEN: From forest to electronics: green graphene”. O projeto surge como resposta ao aumento do lixo eletrónico que é já o fluxo de resíduos com maior crescimento, acumulando-se 250 milhões de toneladas anuais
Vigiar o cancro: Liderado por Cecília Roque, professora do Departamento de Química e Investigadora Principal do Laboratório de Engenharia Biomolecular da Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas (UCIBIO), o projeto “ENSURE: Non-invasive follow-up of urinary tract cancers” consiste na criação de um inovador método de vigilância do cancro da bexiga, não invasivo, rápido e de baixo custo – fazendo uso do “nariz eletrónico” tecnologia desenvolvida numa bolsa ERC anterior atribuída à investigadora (“SCENT: Hybrid Gels for Rapid Microbial Detection”). Este nariz eletrónico inclui materiais sustentáveis sensíveis a gases, e um dispositivo que recorre a algoritmos de inteligência artificial para fazer a distinção de um conjunto de odores. Com base nesta tecnologia e em resultados preliminares da equipa, estão estabelecidas as bases para a aplicação clínica no diagnóstico e seguimento de pacientes.
Parabéns às duas investigadoras da NOVA FCT que mais uma vez colocam Portugal na linha da frente nos avanços científicos e tecnológicos tão importantes para a humanidade.
© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by