August 1, 2022
Como preparar a sua empresa para a revolução Blockchain
Spread the love

O Blockchain é um banco de dados que armazena informações em formato digital, eletronicamente, e que é compartilhado entre uma rede de computadores. Esta tecnologia é conhecida pelo seu papel fundamental em sistemas de criptomoedas (Crypto assets), o que permite manter um registo seguro das transações.

Este banco de dados garante a fidelidade e segurança de um registo de dados porque, tal como o nome indica, o Blockchain estrutura os seus dados em blocos, que são encadeados, entre si, logo, permite gerar confiança porque uma vez introduzido não pode ser alterado. O uso mais comum deste tipo de tecnologia, que permite armazenar diferentes tipos de informação, é nas transacções. E é aqui que entram os bens crypto , as criptomoedas. No caso destas, o Blockchain é usado de forma descentralizada, de maneira a que não seja controlado por ninguém e de forma a que todos os utilizadores o possam fazer colectivamente. Portanto, no caso de criptomoedas como a Bitcoin, as transacções são registadas, não há forma de mexer nesse registo porque é irreversível e este está visível e pode ser visto por qualquer pessoa.

A importância do Blockchain para as empresas

Tendo uma noção do que é esta tecnologia, cabe à empresa preparar-se para esta revolução que exige algumas mudanças, não só na maneira de pensar, mas também na gestão da actividade. Para começar, há que ter toda a equipa familiarizada com o conceito e fundamentos do Blockchain, de maneira a melhor aplicá-lo ao negócio.

Mas não basta saber como funciona esta tecnologia, é necessário ter pessoal especializado – as grandes empresas de Silicon Valley têm departamentos só dedicados a esta questão. Paralelamente, é preciso perceber onde é que esta pode ser aplicada, de maneira a que se torne uma mais-valia para a empresa. Por exemplo, pode ser usada apenas para transacções ou também para rastrear a correspondência da empresa? O que se sabe é que o Blockchain pode melhorar as operações a nível digital, contribuindo para o aumento de receitas, sem menosprezar a segurança dos negócios online.

Artigo relacionado: Qual a importância da Blockchain e Crypto na economia global?

Outra questão que se deve colocar é em relação ao cliente do seu negócio – o que é ele procura? Por exemplo, se a sua empresa oferece serviços financeiros, uma das soluções que podem melhorar o atendimento ao cliente é agilizar o tempo e o custo das transacções. Logo, aqui pode aplicar esta tecnologia porque vai melhorar a resposta da sua empresa ao consumidor.

De seguida, face ao orçamento que tem para implementar esta tecnologia, há que escolher a plataforma Blockchain que mais se adequa. E, há também que envolver todos os interessados, de modo a criar uma comunidade. Como se trata de uma tecnologia recente, as leis relativas ao uso e protecção de dados continuam a adaptar-se, por isso, esteja atento e mantenha-se sempre em contacto não só com as equipas de informática, mas também com o gabinete jurídico e, já se sabe, com os clientes, de modo a transmitir-lhes confiança.

Embora possa parecer um investimento um pouco mais elevado, um bom departamento de desenvolvimento economizará tempo e dinheiro à sua empresa, pois reduzirá os riscos que pode correr com a aplicação desta tecnologia. Quem já implementou o Blockchain no seu negócio recomenda a quem está a começar que obtenha uma certificação reconhecida, que permita adquirir conhecimento e também manter-se actualizado relativamente às tendências que continuam a surgir nesta área.

Artigo relacionado: Conheça as últimas tendências blockchain: DEFI, NFT’s, DAO’s e Metaverso

A mudança na forma como actualmente se está a trabalhar e a fazer negócios deve-se a esta tecnologia porque simplifica os processos, sem nunca esquecer a segurança. Por isso, o Blockchain não é visto apenas como uma necessidade, mas como algo que está já a revolucionar a maneira como as empresas estão no mercado. À medida que as empresas a vão adoptando, esta tecnologia que vai continuar a crescer e a desenvolver-se.

O Programa Crypto and the Blockchain revolution da NOVA FCT

Face à importância que estas tendências têm ganhado e o seu impacto, presente e futuro, na economia global, no mundo dos negócios e da sociedade em geral, a Nova School of Science & Technology criou um Programa para Executivos intitulado Crypto and the Blockchain Revolution com o objetivo de abrir as portas deste novo mundo.

Os destinatários deste programa para executivos – que tem a duração de dez dias e que além das aulas teóricas oferece muitos exemplos práticos do melhor que se está a fazer no mundo empresarial -, não são apenas os profissionais que desenvolvem projectos digitais e programadores de software, mas são também decisores, como business managers e directores-executivos. Afinal, esta é uma das tecnologias mais procuradas pelas empresas que querem continuar a ser, além de inovadoras, concorrenciais.

Se pretender saber mais sobre este programa entre em contacto com a nossa equipa.

Ana Rodrigo Gonçalves
Head of Innovation for Corporate Development


Spread the love

© 2022 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy