2022-05-13
A importância da Blockchain e Crypto na economia global

Há expressões novas que usamos sem saber bem do que se trata. É o caso da Blockchain Technology (tecnologia Blockchain) e dos Criptoativos (Crypto assets). Por isso, vamos primeiro compreender o que são, pois só assim conseguiremos perceber qual a sua importância para a economia global. E vamos usar as expressões em inglês, que pode ser um choque para os mais puristas mas, num mundo global, faz todo o sentido usar uma linguagem que seja comum à maioria.

A história da tecnologia Blockchain

A Blockchain Technology surgiu no início dos anos 1990, pelas mãos dos investigadores Stuart Haber e W. Scott Stornetta, que trabalhavam no maior consórcio de investigação norte-americano e que queriam aplicar um sistema onde os carimbos de data e hora dos documentos não pudessem ser adulterados. Mas foi quase duas décadas depois, com o lançamento do Bitcoin em janeiro de 2009, que o blockchain teve sua primeira aplicação prática.

Assim, o Blockchain é um banco de dados que armazena informações em formato digital, eletronicamente, e que é compartilhado entre uma rede de computadores. Esta tecnologia é conhecida pelo seu papel fundamental em sistemas de criptomoedas (os tais Crypto assets), ou seja, permite manter um registo seguro das transações.

O que a diferencia de outros bancos de dados?

Geralmente, um banco de dados tradicional apresenta os seus dados em tabelas, enquanto um Blockchain, como o próprio nome indica, estrutura os seus dados em blocos, que são encadeados entre si. Esta estrutura possibilita que, quando um bloco é preenchido, fica gravado e torna-se parte de uma linha de tempo que, depois de estabelecida, é irreversível pois cada bloco recebe um carimbo da hora em que foi adicionado à cadeia. Assim, um blockchain permite coligir informação em blocos que, depois de preenchidos são fechados e vinculado ao bloco anterior, criando uma cadeia de dados gravada numa linha do tempo.

Artigo relacionado: Conheça as últimas tendências blockchain: DeFI, NFT’s, DAO’s e Metaverso

Portanto, a inovação com um Blockchain é que garante a fidelidade e segurança de um registo de dados, logo, gera confiança porque uma vez introduzido não pode ser alterado. O uso mais comum deste tipo de tecnologia, que permite armazenar diferentes tipos de informação, é nas transações. E é aqui que entram os bens Crypto, as criptomoedas.

A tecnologia Blockchain aplicada às criptomoedas

No caso das criptomoedas, o Blockchain é usado de forma descentralizada, de maneira a que não seja controlado por ninguém e de forma a que todos os utilizadores o possam fazer colectivamente. Portanto, no caso de criptomoedas como a Bitcoin, as transacções são registadas, não há forma de mexer nesse registo porque é irreversível e este está visível e pode ser visto por qualquer pessoa.

Mas, atenção, o facto de estar visível e de poder ser visto por qualquer um não é sinónimo de que as identidades de quem usa esta tecnologia sejam conhecidas. Os dados registados e armazenados num blockchain são criptografados, ou seja, só os seus proprietários é que os podem ler e também só eles podem revelar as suas identidades (caso o queiram fazer). Portanto, podem permanecer sempre anónimos.

Esta tecnologia permite ainda rastrear a criptomoeda para onde quer que ela vá, o que além da segurança, revela que é uma tecnologia que prima pela transparência. Ou seja, em caso de ataque, as criptomoedas são sempre rastreáveis, o que significa que mesmo roubadas serão identificadas se forem usadas. Esta é uma informação que os hackers também têm, logo, inibe-os de tentarem interferir nesta área.

Como a Blockchain pode mudar o mundo

Este estudo da consultora PwC mostra que esta tecnologia tem potencial para aumentar o PIB global. A consultora analisou os atuais usos do Blockchain e avaliou o potencial desta tecnologia para criar valor em toda a economia, desde a indústria passando pelo retalho e até ao sector público, da saúde à educação.

“A tecnologia Blockchain tem sido associada a criptomoedas como a Bitcoin, mas há muito mais a oferecer, principalmente em como as organizações públicas e privadas protegem, compartilham e usam dados”, contextualiza Steve Davies, líder global, Blockchain e sócio da PwC Reino Unido.”

Quer saber mais?

Face à importância que esta tecnologia ganhou e do seu impacto na economia global, no mundo dos negócios e da sociedade em geral, a Nova School of Science & Technology criou o Programa Executivo Crypto and the Blockchain Revolution com o objectivo de abrir as portas deste novo mundo aos participantes deste programa.

Entre no mundo das Crypto e descubra como a tecnologia Blockchain está a agitar as finanças globais, negócios e comunidades sociais.