Pós-graduação “InnoTechpreneurship: O Ponto de Convergência Criativa da Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo”

Um curso inovador onde, através da Ideação Criativa, se promove a Inovação com Impacto, desbloqueia o Poder da Tecnologia e se fomenta o Mindset Empreendedor.

 

  • Próxima Data

    10 Outubro 2023

  • Duração

    6 meses
    2x semana

  • Formato

    Misto
    Pós-Laboral

  • Investimento

    4.000€

Pós-graduação “InnoTechpreneurship: O Ponto de Convergência Criativa da Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo”
Visão
geral

A capacidade de impulsionar a inovação com impacto torna-se transversalmente fundamental para os negócios, independentemente do setor. Na Pós-graduação InnoTechPreneurship, os participantes têm a oportunidade de adquirir o mindset e as skills necessárias para se destacarem neste cenário dinâmico.

 

Ao estimular a criatividade e a inovação, o curso capacita os profissionais para enfrentarem os desafios e aproveitarem as oportunidades de crescimento e transformação tecnológica nos seus setores de atividade. Além disso, ao desenvolver o mindset empreendedor, os participantes estarão preparados para identificar e aproveitar oportunidades de negócios, gerar valor para os clientes e impulsionar o crescimento sustentável nas suas organizações.

Conteúdo

Em formato híbrido e em horário pós-laboral, esta experiência criativa e inovadora de aprendizagem inicia-se com uma introdução ao curso, na qual será apresentado aos participantes o conceito de InnoTechPreneur, os objetivos do curso, a estrutura e as metodologias utilizadas.

Da proposta de valor do curso faz parte a sua vertente muito prática, hands-on. Os participantes serão desafiados a identificar uma ideia ou projeto inovador que pretendam desenvolver e/ou validar ao longo do curso, trabalhando em equipa ou individualmente, e a aplicar de imediato os conteúdos do curso.

 

O curso está organizado em SETE módulos, os 7Is:

 

  • Introspeção – aborda o desenvolvimento pessoal, com ênfase no mindset, comunicação e liderança;
  • Inspiração – os participantes mergulham no mundo do empreendedorismo, intraempreendedorismo, criatividade e bioinspiração;
  • Ideação – proporciona aos participantes o conhecimento necessário para gerar ideias criativas, promover a cocriação e a tirar valor da inteligência coletiva em modelos Lean e Agile;
  • Informação – concentra-se no entendimento de um mercado e na aplicação de estratégias inovadoras na entrada do mesmo, e do estudo, pesquisa e desenvolvimento de target;
  • Intenção – os participantes aprendem sobre a importância da sustentabilidade, do impacto e dos conceitos de value e human centricity, explorando a criatividade na criação de modelos e processos de valor a nível individual, organizacional ou social;
  • Incubação aborda aspetos como o marketing integrado, as estratégias de branding, a implementação de soluções tecnológicas e o valor da inovação aberta versus a diferenciação e posicionamento no mercado através da propriedade intelectual;
  • Implementação – onde os participantes sistematizam todo o conhecimento adquirido, num projeto final interdisciplinar. Serão realizadas aulas de preparação para o pitch, de orientação para a execução do trabalho em grupo e de apresentação do mesmo em sala, sobre a ideia ou projeto inovador que se propuseram a desenvolver, aplicando imediatamente os conceitos adquiridos no design e construção de uma ideia inovadora numa lógica hands-on e learn-by-doing.
Principais objetivos

Os objetivos de aprendizagem do curso InnoTechPreneurship passam por capacitar os participantes com o conhecimento, competências, ferramentas e modelo mental (mindset) necessários para que se destaquem nas suas carreiras no dinâmico mundo empresarial, tornando-se em verdadeiros InnoTechPreneurs.

 

Especificamente, os objetivos de aprendizagem desta Pós-graduação abrangente são:

  • Compreender a intersecção entre tecnologia, empreendedorismo e ideias criativas, independentemente do setor de atividade;
  • Desenvolver um mindset empreendedor e as competências essenciais, como criatividade, liderança, comunicação e trabalho em equipa;
  • Desbloquear o potencial do self-awareness individual, mas também da liderança com propósito e inclusiva para equipas multidisciplinares;
  • Analisar o contexto do mercado, identificando desafios e oportunidades de inovação em qualquer setor de atividade;
  • Explorar estratégias de cocriação, inteligência coletiva e bioinspiração para estimular a geração de ideias inovadoras;
  • Adquirir conhecimentos sobre modelos e metodologias de criação, validação e implementação de ideias inovadoras;
  • Desenvolver uma abordagem centrada nos humanos, aplicando técnicas criativas na criação de valor para os diversos stakeholders (clientes, utilizadores, beneficiários e outros)

 

O alcance destes objetivos capacita os participantes para enfrentarem os desafios de um ambiente em constante mudança e para se tornarem verdadeiros InnoTechPreneurs, prontos para impulsionar a inovação e o sucesso independentemente do setor de atividade.

Quem quer ser InnoTechPreneur?

A capacitação contínua de profissionais é cada vez mais relevante e diferenciadora para o desenvolvimento dos negócios em diversos setores. Nesse contexto, a Pós-graduação InnoTechPreneurship destina-se a profissionais e empreendedores que desejem destacar-se, aproveitando o potencial da criatividade para impulsionar a inovação e o crescimento nos seus negócios ou organizações. 

Este curso é especialmente relevante para:

  • Profissionais de várias áreas, como gestão, economia, engenharia, matemática, direito e outras, que desejem explorar a interseção criativa da inovação, tecnologia e empreendedorismo nos seus setores de atividade.
  • Gestores estratégicos ou operacionais de unidades de negócios independentemente do setor;
  • Especialistas em equipas de inovação ou em melhoria contínua no desenvolvimento de produtos;
  • Empreendedores que aspirem iniciar um negócio no contexto da inovação e tecnologia;
  • Indivíduos que procurem destacar-se como líderes visionários nas suas respetivas áreas.

 

Coordenação do Programa
Luisa Baltazar

Strategy Advisor e Business Expert

Luisa é Strategy Advisor e Business Expert e auxilia fundadores e startups do European Innovation Council da Comissão Europeia, bem como executivos e empresas no mundo inteiro, a alcançar seus objetivos por meio de soluções estratégicas, ágeis e criativas com o mindset “Get s#it done”. Fundadora de empresas, com competências intrínsecas cruciais para estratégia e implementação, sua experiência e conhecimento resultam de mais de 25 anos de carreira em organizações globais, startups e tecnologia, incluindo aceleração de startups, estratégia de negócios e inovação no Silicon Valley, na Europa e mundialmente. Ao longo da sua carreira, acumulou ferramentas, conhecimento e experiência multidisciplinar e transversal nas áreas de gestão, recursos humanos, comunicação, marketing e muito mais, essenciais para o ecossistema empreendedor e para a gestão eficiente e sustentável de qualquer organização, independentemente da área ou indústria.

Professora, Mentora e Coach em diversas iniciativas, universidades e organizações tais como a NOVA FCT e o Founders Institute, e com uma vontade interminável de aprender e de retribuir, com projetos sociais que crê moverem a agulha para um futuro e um mundo melhor, tais como a Women in Tech onde é membro do Board of Advisors em Portugal, acredita que “O valor emerge quando o conhecimento é transformado em ação.”

As pessoas com quem trabalha consideram a Luisa uma líder inspiracional que “gets things done” de forma criativa, empática e pragmática sempre numa atitude “hands-on” onde aplica ética e pensamento estratégico transformacional.

Rita Pelica

Chief Energy Officer & Founder da ONYOU

Curiosa e de espírito empreendedor, Rita é Chief Energy Officer & Founder da ONYOU – Empowering & Learning Experiences, desenhando e implementando projetos de facilitação, formação e mentoring, com ênfase no desenvolvimento de soft skills (principalmente liderança, comunicação e empreendedorismo). É também professora no ensino superior (Universidade Católica de Lisboa) e no ensino profissional, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

A sua toolbox apresenta uma diversidade de ferramentas (LEGO® Serious Play®, Liberating Structures, Business Model You®, Management 3.0, Sociocracia 3.0 e Storytelling), integrando de forma inovadora conceitos de gestão, marketing, comunicação, empreendedorismo e recursos humanos – áreas nas quais tem focado a sua carreira, ao longo de 25 anos.

É mestre em Marketing, pós-graduada em Marketing Management e licenciada em Gestão, pelo ISEG/Universidade de Lisboa.  É também pós-graduada em Neurociências aplicadas ao processo de tomada de decisão. Frequenta o 3º ano do Doutoramento em Recursos Humanos, no ISCSP/Universidade de Lisboa.

Em regime pro bono é Board Member da Associação Portugal Agora, Women in Tech, Humanity of Things e do INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental; co-fundadora do Leadership Toastmasters Club e membro fundador da IAF Portugal (International Association of Facilitation). É ainda PORTUGAL Catalyst da LEAGUE OF INTRAPRENEURS.

A sua missão consiste em capacitar as pessoas, para que estas sejam mais criativas, empreendedoras e melhores comunicadoras.

Marta Cerejo

Gestora de Inovação no IRIS, NOVA FCT

A Marta é Gestora de Inovação no IRIS da Nova School of  Science and Technology, especializada em gestão de propriedade intelectual e transferência de conhecimento, com formação científica e experiência prática na transferência de resultados de investigação para o mercado, com impacto positivo. Motivada por projetos que promovem o bem-estar, é uma mediadora por natureza, conectando pessoas para estabelecer parcerias bem-sucedidas e impactantes.

A Marta é bióloga de formação, possui um mestrado em Ciências das Zonas Costeiras e Marinhas pela Universidade de Aveiro e um doutoramento em Bioengenharia do programa MIT-PT da NOVA School of Science and Technology. Com mais de uma década de experiência em I&D em biotecnologia e ciências da saúde, desenvolvida em várias instituições nacionais e internacionais, dos setores académico, público e privado, mais 8 anos de experiência em gestão de inovação, ela trabalha em inovação desde 2006, tirando partido da seu perfil diversificado e conhecimento da indústria para apoiar projetos de I&D desde a ideia, passando pela proteção da propriedade intelectual, até a incorporação das invenções em produtos que respondam a necessidades reais de mercado.

Especializada no desenho de rotas de desenvolvimento tecnológico alinhadas com desenvolvimento de cliente, o que permite reduzir os riscos de desenvolvimento de tecnologias early-stage, aumentando a sua atratividade para a indústria.

Enquanto mente inovadora e intraempreendedora, cria metodologias e procedimentos que inovam no campo da gestão de inovação.

Download Brochura Candidatura

© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by