Pós-graduação Agile Project Management

Beyond a Trend, a Revolution in Business Practices.

Num mundo em permanente mudança, os clientes exigem soluções rápidas, flexíveis e eficazes.

 

Em parceria com:

  • Próxima Data

    20 Fevereiro 2024

  • Duração

    5 meses
    2x semana

  • Formato

    Live Online
    Pós-Laboral

  • Investimento

    4.700€

Pós-graduação Agile Project Management
Visão geral

Nas últimas décadas, o Agile não mudou apenas o mundo das tecnologias da informação (TI), mas também aumentou significativamente a taxa de sucesso dos projetos de desenvolvimento de software. Este método melhorou a qualidade, a velocidade e a eficiência das respostas ao mercado, aumentando simultaneamente a motivação e a produtividade das equipas de TI. Mas não ficou por aqui!

 

Por todo o mundo, não apenas em TI, mas em todos os setores, as empresas estão a adotar os princípios Agile para navegar na volatilidade e nas incertezas do mercado. Esta mudança consolidou o Agile como uma progressão natural nas técnicas de gestão, aplicável a diversos setores de desenvolvimento de produtos e serviços, para aumentar a produtividade e a eficácia organizacional.

 

Em contraste com os métodos convencionais, o Agile introduz uma mentalidade inovadora na gestão. Dá ênfase à tomada de decisões adaptáveis e rápidas, promovendo transformações ágeis e uma execução disciplinada. Esta abordagem não se limita à gestão de projetos, trata-se de promover ambientes propícios à inovação.

As equipas de projeto ágeis, caracterizadas pela sua pequena dimensão e experiência interdisciplinar, são perfeitas para a decomposição de questões complexas em tarefas simples e manejáveis. Através da prototipagem rápida e do feedback contínuo, desenvolvem soluções que dão prioridade à adaptabilidade, abandonando planeamentos rígidos, promovendo a responsabilização partilhada pelos resultados, incluindo o crescimento, a rentabilidade e a satisfação do cliente.

Ao adotar o mindset Agile, as organizações acompanham a dinâmica do mercado, lideram a inovação e focam-se sobretudo na satisfação do cliente.

 

O nosso programa de Pós-graduação em Gestão Ágil de Projetos foi concebido para dotar os participantes com as competências relacionadas mais relevantes da atualidade. Não se trata apenas de aprender algumas metodologias, técnicas e ferramentas ágeis; trata-se de adotar uma mentalidade que valoriza a flexibilidade, a capacidade de resposta e a gestão responsável. Junte-se a nós para estar na vanguarda desta revolução Agile, moldando o futuro dos negócios em todos os setores.

Conteúdo do curso

A NOVA FCT lança a 4ª edição da Pós-graduação em Agile Project Management, cujo objetivo é desafiar os participantes a mudar a sua mentalidade de trabalho no contexto da Gestão de Projetos, baseando-se nas metodologias Agile, e a olharem para essa  mudança como uma oportunidade e um desafio na sua vida diária, que permitem uma aprendizagem de princípios teóricos e a sua implementação prática.

MÓDULOS

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS:

  • Fundamentos da gestão de projetos
  • Metodologias vs. enquadramentos
  • Gestão de Projetos, Programas e Portfolios
  • Fundamentos Agile
  • Agile Mindset e Agile Manifesto

 

ORGANIZAÇÕES e PROJETOS

  • Modelos de Gestão e o Mundo VUCA
  • OKRs and KPIs
  • Agile Portfolio Management
  • Agile na Estratégia da Organização

 

EQUIPAS DE PROJETO

  • As competências do Gestor de Projetos Ágeis do futuro
  • Gestão de equipas de projeto
  • Performance das equipas de projeto

 

SCRUM FRAMEWORK

  • Scrum Framework
  • Escalabilidade e Transição
  • Qualidade, Mudança e Risco

 

FERRAMENTAS DE SUPORTE AO AGILE

  • Lean UX
  • Design Thinking
  • Kanban Fundamentals

 

WORKSHOPS

  • Review de Softwares de Gestão de Projetos Agile
  • Scrum com Trello
  • Desafio Kanban
  • Gestão de Projetos Sustentável

 

PROJETO DE CURSO

Os participantes deverão desenvolver um projeto transversal a todo os conteúdos do curso, onde terão oportunidade de aplicar os conhecimentos que recolheram ao longo das sessões, e refletir a sua experiência, anterior e recolhida no curso, para resolver uma situação proposta. Este projeto será desenvolvido em equipa.

Objetivos de aprendizagem

O programa da Pós-graduação em Agile Project Management foi concebido para transmitir um conhecimento abrangente de diversas metodologias, técnicas e ferramentas ágeis para Gestão de Projetos.

 

Este programa foi desenvolvido para abranger as principais prioridades das empresas e para gerir projetos que exijam agilidade e execução rápida.

 

Com a conclusão desta Pós-graduação, os participantes possuirão os conhecimentos essenciais para implementar eficazmente as práticas Agile nas suas equipas de projeto.

Isto conduzirá a resultados com mais qualidade e à redução dos riscos, em comparação com os métodos tradicionais.

 

Quando aplicadas de forma adequada, estas metodologias promovem uma maior produtividade, um trabalho de equipa dinâmico e variado, e uma introdução mais rápida de produtos e serviços no mercado.


 

Esta Pós-graduação inclui 4 certificações:

 

  • CAL-E – Certified Agile Leadership Essentials
  • CAL-O – Certified Agile Leadership for Organizations
  • Management 3.0
  • PSM I™ – Professional Scrum Master (scrum.org)

Perfil dos Participantes

Os participantes na Pós-graduação em Agile Project Management abrangem um alargado leque de formações profissionais e níveis de experiência com atuação a nível da gestão de empresas e projetos, desde os que se iniciam nas metodologias ágeis até aos profissionais experientes que procuram aprofundar os seus conhecimentos e adaptar-se à evolução do conhecimento sobre o tópico.

São exemplo:

  • Gestores e líderes de projeto, recentes ou experientes, que procurem desenvolver e consolidar os seus conhecimentos e compreensão das metodologias Agile, incluindo profissionais não técnicos, em sectores de TI ou outros.
  • Profissionais envolvidos na execução de projetos que façam uso destas metodologias, qualquer que seja a sua dimensão;
  • Profissionais em ambientes ágeis já estabelecidos que se debatem com as suas exigências, cultura, pessoas e equipas;
  • Líderes a todos os níveis que estejam empenhados na transformação da sua organização, adotando a visão Agile.
Coordenação do Programa
André Carreiro

Diretor de Desenvolvimento Aplicacional, Consultor, Formador e Docente Universitário

Desde cedo vocacionado a integrar o mundo da Gestão com o dos Sistemas de Informação e Tecnologias, iniciou a sua carreira como apoio ao uso de software de Marketing Estratégico no MBA de Gestão, na UCP, enquanto tirava a licenciatura em Gestão de empresas.

Após o término da licenciatura, seguiu para a coordenação de equipas de cliente-mistério, onde o seu contributo foi justamente automatizar processos, reduzindo tempos de criação e edição de relatórios de semanas para horas, com fórmulas e VBA em Excel, integrando ainda esses objetos em Word de forma automática.

Com a evolução para tecnologias mais avançadas, ajudou a desenvolver sistemas analíticos para a Banca, Telecomunicações, coordenando equipas quer do lado técnico, quer do lado funcional. No BPI, por exemplo, trabalhou na criação do Datamart da direção de Marketing, com base em MicroStrategy. Na então TMN, hoje MEO/Altice, trabalhou na criação do primeiro Datawarehouse, com base em Microsoft SQL Server, MicroStrategy, SAS, estabelecendo ainda as regras de modelação usadas. De destacar ainda a gestão do primeiro projeto de Data Mining da organização e a orientação para o Database Marketing, na altura ainda recente.

Em 2002, como complemento da licenciatura em Gestão e no seguimento de uma carreira consagrada a áreas de Sistemas de Informação, tirou o Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação, no UTL-ISEG.

Em 2006, muda-se para Angola, onde pôde conhecer em profundidade uma indústria que se encontra na linha da frente do conhecimento de ferramentas analíticas, onde passa 3 anos a aprofundar esse conhecimento, mas também a rever e renovar as muitas áreas e organizações que ainda não estavam a beneficiar desses avanços.

Em 2012, faz ainda uma passagem por Moçambique, para a qual se certificou em múltiplas aplicações Oracle, tendo também aí aplicado essas tecnologias nas telecomunicações.

Em 2013 assume a função de Diretor de Desenvolvimento Aplicacional no Grupo Reditus, tendo tido desenvolvido ofertas em Advanced Analytics, Low-code, Web Development, Mobile, Enterprise Content Management, Machine Learning, Robotização e automação, entre muitas outras.

Entre os principais clientes teve: o Banco de Portugal, a Fundação Francisco Manuel dos Santos (Pordata), a Agência para os Seguros e Fundos de Pensões, a Vortal, a Fidelidade, a Tranquilidade, a Agência Nacional de Petróleo e Gás (Angola), a Taurus (Suíça), entre muitos outros.

Em colaboração com o Horácio Lopes, participa, como coordenador de conteúdos, no projeto editorial newDATAmagazine®, cujo foco é a gestão e os sistemas de informação.

Atualmente, frequenta o doutoramento em Sistemas de Informação na NOVA IMS.

Ana Carmo

Fundadora, partner e CEO da Scopphu

Ana Carmo é fundadora, partner e CEO da Scopphu desde Maio de 2013.

Focada no desenvolvimento de projectos novos e inovadores e em ajudar pessoas, equipas e empresas em todo o mundo, a Ana lidera um grupo de empresas com muito entusiasmo e resiliência, gerindo mais de 30 pessoas e 500 clientes.

Com a sua contribuição, Ana apoia muitas das áreas de investimento e mudança estratégica da empresa. Dado o forte impacto que o seu desempenho tem nas pessoas, projectos e no conhecimento e inspiração das equipas internas, Ana conseguiu ser um dos primeiros líderes a introduzir a formação em metodologia Agile no mercado português.

Com o crescimento do negócio, tem liderado a conquista de novos mercados e geografias, nomeadamente em Espanha onde a Scopphu abriu um escritório em Madrid em 2019. Ana licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e frequentou uma pós-graduação em Gestão de Projectos pelo ISBB. Desde 2011, tem vindo a investir em vários cursos de formação em Métodos Ágeis, dos quais possui várias certificações, tais como CSM, CSPO da Scrum Alliance, e Gestão 3.0 da Happy Melly.

Download Brochura Candidatura

© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by