June 29, 2022
Procura oportunidades de negócio no mundo das novas tecnologias?
Spread the love

Vivemos num mundo onde as inovações relacionadas com as novas tecnologias surgem em catadupa e a sua implementação é cada vez mais rápida. Assim, não há negócio que possa continuar a viver fora de um mundo digital. Para tal, nada como entrar na linguagem deste mundo e começar a familiarizar-se com expressões como economia circular, criptomoeda ou inteligência artificial.

Hoje em dia, pensar numa oportunidade de negócio no mundo da tecnologia, pode não ser projetar algo tão ambicioso como uma empresa de desenvolvimento de software ou de fabrico de hardware. Na verdade, uma empresa de tecnologia pode estender-se a diferentes áreas de negócio, mais ou menos complexas.

Se quer começar um negócio nesta área, é importante não só que tenha vocabulário, mas também que acompanhe as últimas tendências da tecnologia.

7 tecnologias que podem ser boas oportunidades de negócio

Tecnologia dos Alimentos (Food Tech)

Esta é uma área de enorme expansão por todas as razões. Todos precisamos de comer (mesmo quem não tem prazer em fazê-lo) e há um desafio cada vez maior – devido às alterações climáticas, mas também a outros factores como a sobrepopulação e as guerras – que têm como consequência directa a escassez de alimentos.

A Food Tech é uma área que envolve conhecimentos de química, bioquímica, farmácia e nutrição, tendo como objetivo desenvolver produtos de origem animal e vegetal recorrendo, por exemplo, à Internet das Coisas ou à Inteligência Artificial para modernizar a indústria agro-alimentar, tornando-a mais sustentável e eficiente e respondendo a desafios como o desperdício alimentar ou o impacto ambiental da produção de alimentos.

Artigo relacionado: Conheça as novas tecnologias que estão a mudar o mundo

Biotecnologia ou sustentabilidade

Para Steve Jobs, o visionário criador da empresa Apple, as grandes inovações do século XXI iriam estar relacionadadas com a ligação entre a tecnologia e a biologia e, como em muitas outras coisas, estava certo. Hoje em dia, existem cada vez mais áreas onde a biotecnologia assume um papel central, apresentando-se como uma das principais soluções para alguns dos maiores desafios globais relacionados com a saúde, a agricultura ou o ambiente.

Os estudos na área da biotecnologia já permitem criar remédios personalizados com base no ADN de pessoas específicas, abrindo novas possibilidades de medicina preventiva, especialmente na área do tratamento de cancro. Outra das possiblidades da inovação em biotecnologia é a produção de carne artificial, criada em laboratório, que pode ajudar a reduzir a quantidade de energia, água e terra utilizadas pela indústria pecurária. A produção agrícola e ambiental são outras duas áreas onde a biotecnologia tem já um papel importante, como no desenvolvimento de culturas mais resistentes a pragas e doenças, na produção agrícola com recurso a menos pesticidas, na criação de organismos biológicos com capacidade para decompor plásticos ou mesmo na criação de biocombutíveis.

Comércio online (E-commerce)

O e-commerce não é novo mas com a pandemia de covid-19 ganhou um novo fôlego e potencial de crescimento, uma vez que as pessoas, impedidas de sair e com o comércio fechado, se viraram para as lojas online.

Atualmente, não há marca ou empresa que não tenha criado a sua loja online ou esteja em vias de o fazer. Portanto, é possível não abrir um espaço físico e ter o seu negócio representado apenas online, numa loja de comércio electrónico, basta para isso ter uma ideia do que quer vender. Se quiser ser um agregador e ter uma plataforma de e-commerce como a Amazon, a sugestão é para que se foque num nicho de mercado.

Tecnologias de segurança e consultoria

Cada vez ouvimos mais falar de ataques cibernéticos, por isso os serviços de segurança e consultoria na área tecnológica nunca foram tão necessários como agora. Um negócio nesta área permite que faça consultoria, ajudando outras empresas a avaliar os seus sistemas de segurança, de maneira a protegerem-se de hackers e ataques cibernéticos. Se esta for uma área em que considera que é preciso demasiada formação e informação, outra em que pode prestar serviços é na consultoria e desenvolvimento das redes sociais de outras marcas. Com a viragem para o e-commerce, as marcas precisam de trabalhar a forma como interagem com os seus clientes e é aí que a sua empresa pode entrar: na gestão das suas redes sociais, gerindo os seus perfis e espalhando conteúdo pela Internet. O segredo para o sucesso está em manter-se constantemente actualizado sobre as últimas novidades e tendências nas redes sociais.

Realidade estendida ou XR

A tecnologia de Realidade Estendida (XR – Extended Reality) abrange as tecnologias de Realidade Aumentada, ou AR, e Realidade Virtual, ou VR. Segundo os especialistas, uma das muitas possibilidades oferecidas por esta nova tecnologia será a de poder ser utilizada para situações de aprendizagem imersiva, através da junção do mundo real, com o mundo virtual.

Além do setor da educação e formação, esta nova tecnologia poderá ser utilizada ainda para trabalho remoto, em campanhas de marketing, para fins de entretenimento ou mesmo para ajudar na compra e venda de imóveis.

Artigo relacionado: Conheça as últimas tendências blockchain: DEFI, NFT’s, DAO’s e Metaverso

Inteligência artificial (AI)

O termo Inteligência Artificial (ou AI – Artificial Intelligence – em inglês) é usado para descrever tecnologias que permitem dotar as máquinas de capacidade de aprendizagem, através de visão computacional e processamento de linguagem natural, por exemplo. Apesar de já existir há bastante tempo, o seu potencial vai crescendo à medida que a tecnologia vai avançando.

Uma das vantagens claras da AI é a capacidade de aumentar a produção sem descurar a qualidade daquilo que se faz. A longo prazo, o objetivo é que através da AI as máquinas possam resolver novos problemas – o que terá um enorme impacto na indústria.

Impressão 3D

Uma das tecnologias mais interessantes desenvolvidas durante a última década é, sem dúvida, a impressão 3D, que permite aos utilizadores construir um objeto tridimensional a partir de um modelo de design criado por computador. Esta tecnologia já está a revolucionar a forma como se pensa e se constrói, desde a engenharia aeroespacial à área da saúde.

O Programa Inspiring Tech Safari da NOVA FCT

A Nova School of Science &Technology criou um programa para executivos inspirado na forma como as novas tecnologias estão a mudar o mundo. Chama-se Inspiring Tech Safari e tem como coordenadores Cecília Roque e António Grilo, diretor do centro de investigação UNIDEMI e do programa de doutoramento em Engenharia Industrial. Durante três dias, os participantes de Inspiring Tech Safari vão conhecer 16 cientistas e investigadores nacionais, e visitar alguns dos laboratórios da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova, com o objetivo de absorver o impacto da ciência e da tecnologia no universo empresarial.

Ana Rodrigo Gonçalves
Head of Innovation for Corporate Development


Spread the love

© 2022 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy