2022-09-19
5 vantagens de tirar uma pós-gradução em Agile

A metodologia Agile é uma abordagem iterativa de gestão, mas também de desenvolvimento de software, que ajuda a potenciar todo o trabalho de forma “ágil” (agile, como o próprio nome indica). Esta aplica-se no campo da gestão de projetos, através de um conjunto de práticas e competências utilizadas para planear, executar, monitorar e controlar os projetos de uma organização.

A ideia nasceu em 2001, num resort de esqui, nas montanhas Wasatch de Utah, EUA, onde 17 programadores se reuniram para refletir sobre as melhores práticas de desenvolvimento de software. Embora a sua formação fosse heterogénea, estavam todos interessados em desenvolver uma nova abordagem para o seu trabalho. Deste encontro nasceu o Agile Manifesto, que viria a dar origem à metodologia Agile Project Management que não se aplica apenas à área da tecnologia, mas a qualquer uma que tenha como objetivo a gestão e desenvolvimento de projetos.

Artigo relacionado: Evolução da metodologia Agile

Este manifesto, que marcou uma mudança de paradigma na gestão empresarial, defende que uma equipa, recorrendo à metodologia Agile, consiga responder rapidamente à mudança ou a sugestões vindas do cliente. Por norma, as equipas que recorrem a este método são mais produtivas, apresentam melhores resultados e põem melhores produtos no mercado, tornando as empresas onde trabalham mais competitivas e rentáveis.

Vantagens em obter uma formação em Agile

1. Entender como o Agile funciona

A gestão através do método Agile permite que as equipas trabalhem em grandes projetos, dividindo-os em ciclos curtos (sprints), que se adaptam à medida que vão sendo discutidos e incluem o feedback de todos os envolvidos, incluindo o cliente, de modo, a que o produto final seja um sucesso.

Esta é uma metodologia que visa empresas que lidam com prazos curtos de lançamento de produtos ou serviços no mercado, ou com necessidades de ser flexível, pois em vez de se passarem meses a desenvolver um projeto para criar um produto ou serviço que rapidamente fica obsoleto, o Agile Project Management permite mais rapidez e eficácia de forma a que chegue ao mercado um produto de acordo com as exigências do cliente.

2. Alterar o seu mindset Agile

Esqueça as longas reuniões de equipa, as reuniões intermináveis com clientes, aquelas reuniões que se chega ao final sem uma ideia, sem uma proposta concreta. A abordagem Agile tem como objetivo que as empresas se tornem mais competitivas e rentáveis. Para isso, é necessário conhecer novos conceitos e ferramentas, tais como o mapeamento estratégico, o modelo de negócio e outras métricas estratégicas que permitam promover a inovação através do design de serviços ou de produtos.

Uma pós-graduação nesta área permite que, no final, seja possível ao interessado trabalhar de maneira mais ágil, mais de acordo com a atualidade, com as exigências do mercado, atingindo a máxima eficiência com o mínimo de recursos.

3. Reduzir os riscos

Dentro do Agile, existem uma série de metodologias que permitem agilizar todos os processos, como por exemplo, o Srum Framework e o Kanban Method. Estes contribuem para reduzir os riscos de fracasso do projeto. O desenvolvimento do projeto em ciclos curtos, ou sprints, garante que se tenha uma perceção rápida do sucesso (ou insucesso) do produto e se perceba se a abordagem que está a ser adotada vai funcionar.

4. Melhorar a relação com os clientes

Ao usar a metodologia Agile, a relação com o cliente melhora porque este é envolvido em todo o processo de desenvolvimento. Ou seja, existe uma adaptação às necessidades e preferências do cliente. Este envolvimento permite dar uma maior visibilidade àquilo que se está a fazer, assim como, em diálogo, permite um grau de flexibilidade para mudar o que precisa de ser alterado. Tal implica uma relação profissional de confiança que resulta na satisfação do cliente.

Esta relação permite ainda pôr os produtos no mercado mais rapidamente, possibilitando ao cliente reconhecer o sucesso do mesmo em tempo real.

5. Progredir na carreira

Em ambiente de projeto, é importante possuir características de liderança, ou seja, capacidade de motivar a equipa, mas também de concretizar os objetivos a que se propôs. Através de uma pós-graduação em Agile é possível conhecer algumas propostas que permitem desenvolver as suas capacidades de liderança de equipas vencedoras.

Uma certificação Agile ajuda o interessado a adquirir competências necessárias para funções superiores. A conclusão de uma formação em Agile pode equivaler a uma progressão na carreira, a um salário mais alto. Na verdade, há muitas empresas que apostam nesta formação para os seus trabalhadores. Por isso, fale com a sua chefia e avalie fazer uma pós-graduação nesta área.

A pós-graduação em Agile Project Management da NOVA FCT

A pós-graduação em Agile Project Management, desenvolvida pela Nova School of Science & Technology, numa parceria com a Scopphu, uma consultora especializada em formação, mentoria, consultoria e agile people, tem como objetivo a partilha de conhecimentos das diversas práticas e ferramentas do Agile, a pensar em executivos, gestores de projeto, analistas de negócios, administradores de bases de dados, arquitetos de soluções e arquitetos empresariais, assim como project managers e team leaders.

Saiba mais sobre este formação aqui ou, se tiver mais questões, faça um pedido de contacto.