O que vamos comer no futuro: Alternativas em desenvolvimento

Food is not just fuel, it’s information. It talks to your DNA and tells it what to do.

Dr. Mark Hyman, physician and author

Cofinanciado por:

Fevereiro 2025

250€ (jovens) 400€

O que vamos comer no futuro: Alternativas em desenvolvimento

O sector da gastronomia, da nutrição e da restauração está em constante expansão e necessita de profissionais que conheçam as novas ferramentas de investigação para os alimentos assim como as tendências a nível alimentar.

Neste contexto existem inúmeros desafios relacionados com as alterações de práticas alimentares em curso motivados por questões ambientais, demográficas, de saúde ou éticas, e ainda com a necessidade do desenvolvimento de produtos alimentares alternativos.

Neste curso vamos discutir aspetos relacionados com a introdução de novos ingredientes, como por exemplo, algas ou insetos, novos produtos inovadores, como por exemplo, produtos plant-based, leite sintético, carne cultivada, etc.

Este curso faz parte de uma Pós-graduação com cinco módulos. Caso tenha interessante em participar em algum dos outros módulos, entre em contacto connosco ou consulte a Pós-graduação “Gastronomic Sciences Inspiring Tecnologies in Tourism & Hospitality”.

Conteúdo do curso

Conteúdo deste curso:

• Desafios relacionados com as alterações de práticas alimentares em curso (devido a razões ambientais, demográficas, de saúde ou éticas), assim como a necessidade do desenvolvimento de produtos alimentares alternativos.
  • Discussão de aspetos relacionados com a introdução de novos ingredientes (algas ou insetos), novos produtos inovadores (produtos plant-based, leite sintético, carne cultivada, etc.).
  • A cozinha “Nota a Nota” preconizada por Hervé This.
  • O desafio da preservação da herança gastronómica e cultural.
  • Componente prática envolvendo sessões de provas e produção de alimentos.
Objetivos de aprendizagem

Pretende-se com este curso familiarizar os alunos com a produção alimentar em vários tipos de unidades de produção.

O curso objetiva ainda fazer com que os alunos aprendam vários aspetos de desenvolvimento de novos produtos em alimentação com ênfase no papel do processo criativo, bem como no da investigação.

Este curso é uma unidade curricular da Pós-graduação “Gastronomic Sciences Inspiring Tecnologies in Tourism & Hospitality”, que é adequada a uma vasta gama de perfis profissionais de diversos setores.

Alguns exemplos incluem:

• Assessoria/consultoria em matéria de gastronomia/turismo
  • Guia gastronómico
  • Adegas e outras indústrias agroalimentares com departamento de turismo
  • Agências de viagens especializadas em turismo gastronómico
  • Gestor de experiências em hotéis ou cadeias hoteleiras
  • Agências de comunicação gastronómica
  • Formação e investigação em turismo gastronómico
  • Organizações ou indivíduos que organizam Mercados gastronómicos
  • Governos regionais ou empresas públicas de turismo
  • Turismo de viticultura
  • Organizações público-privadas de desenvolvimento do turismo gastronómico
  • Museus, espaços e centros gastronómicos
  • Restauração com vocação turística (restaurantes pop-up, etc.)
  • Sustentabilidade e I+D
Paulina Mata

Professora Auxiliar, NOVA FCT.

Licenciou-se em 1978 em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico e concluiu o Doutoramento em Química Orgânica em 1989 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL).

Atualmente reformada, foi Professora Auxiliar no Departamento de Química da FCT-UNL. Os seus interesses científicos são nas áreas da Gastronomia Molecular, Estereoquímica e Educação em Química.

Coordena o Mestrado em Ciências Gastronómicas, uma parceria da FCT-UNL e ISA-UL (Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa).

Desde 2001 que se tem dedicado ao desenvolvimento de aplicações tecnológicas da Gastronomia Molecular. Particularmente em aspetos relacionados com a utilização de hidrocolóides, tendo supervisionado diversas teses de mestrado e uma de doutoramento nesta área.

Desde 2005 é membro do Advisory Subcommittee of the Chemical Nomenclature and Structure Representation Division (VIII) da IUPAC.

Desde 2001 tem colaborado com a Ciência Viva. Pertenceu à equipa que desenvolveu “A Cozinha é um Laboratório” – nome genérico dado a um conjunto diversificado de atividades que ligam a cozinha e a ciência.

Escreveu durante 5 anos regularmente na imprensa sobre temas relacionados com cozinha e ciência (Diário de Notícias 2004 – 2007; Intermagazine – Revista Profissional de Hotelaria e Restauração 2005-2008).

Autora de dois livros de divulgação científica usando temas relacionados com cozinha e alimentos: Aprender Ciência de forma divertida e saborosa – Sugestões de experiências para fazer em família, Ciência Viva, 2009 (com versão em inglês): e (em coautoria com M. Guerreiro) A Cozinha é um Laboratório, Fonte da Palavra, Lisboa, 1ª edição, 2009; 2º edição, 2010; 3º edição, 2010.

Participou em vários programas de TV, nomeadamente AB Ciência (Série de 13 programas de divulgação científica) – RTP1, 2010 Magazine de Ciência e Tecnologia – RTP2, 4XCiência – RTP N.

Ana Lourenço

Professora Auxiliar na NOVA FCT