Há expressões novas que usamos sem saber bem do que se trata. É o caso da Blockchain Technology (tecnologia Blockchain) e dos Criptoativos (Crypto assets). Por isso, vamos primeiro compreender o que são, pois só assim conseguiremos perceber qual a sua importância para a economia global. E vamos usar as expressões em inglês, que pode ser um choque para os mais puristas mas, num mundo global, faz todo o sentido usar uma linguagem que seja comum à maioria.
A Blockchain Technology surgiu no início dos anos 1990, pelas mãos dos investigadores Stuart Haber e W. Scott Stornetta, que trabalhavam no maior consórcio de investigação norte-americano e que queriam aplicar um sistema onde os carimbos de data e hora dos documentos não pudessem ser adulterados. Mas foi quase duas décadas depois, com o lançamento do Bitcoin em janeiro de 2009, que o blockchain teve sua primeira aplicação prática.
Assim, o Blockchain é um banco de dados que armazena informações em formato digital, eletronicamente, e que é compartilhado entre uma rede de computadores. Esta tecnologia é conhecida pelo seu papel fundamental em sistemas de criptomoedas (os tais Crypto assets), ou seja, permite manter um registo seguro das transações.
Geralmente, um banco de dados tradicional apresenta os seus dados em tabelas, enquanto um Blockchain, como o próprio nome indica, estrutura os seus dados em blocos, que são encadeados entre si. Esta estrutura possibilita que, quando um bloco é preenchido, fica gravado e torna-se parte de uma linha de tempo que, depois de estabelecida, é irreversível pois cada bloco recebe um carimbo da hora em que foi adicionado à cadeia. Assim, um blockchain permite coligir informação em blocos que, depois de preenchidos são fechados e vinculado ao bloco anterior, criando uma cadeia de dados gravada numa linha do tempo.
Artigo relacionado: Conheça as últimas tendências blockchain: DeFI, NFT’s, DAO’s e Metaverso
Portanto, a inovação com um Blockchain é que garante a fidelidade e segurança de um registo de dados, logo, gera confiança porque uma vez introduzido não pode ser alterado. O uso mais comum deste tipo de tecnologia, que permite armazenar diferentes tipos de informação, é nas transações. E é aqui que entram os bens Crypto, as criptomoedas.
No caso das criptomoedas, o Blockchain é usado de forma descentralizada, de maneira a que não seja controlado por ninguém e de forma a que todos os utilizadores o possam fazer colectivamente. Portanto, no caso de criptomoedas como a Bitcoin, as transacções são registadas, não há forma de mexer nesse registo porque é irreversível e este está visível e pode ser visto por qualquer pessoa.
Mas, atenção, o facto de estar visível e de poder ser visto por qualquer um não é sinónimo de que as identidades de quem usa esta tecnologia sejam conhecidas. Os dados registados e armazenados num blockchain são criptografados, ou seja, só os seus proprietários é que os podem ler e também só eles podem revelar as suas identidades (caso o queiram fazer). Portanto, podem permanecer sempre anónimos.
Esta tecnologia permite ainda rastrear a criptomoeda para onde quer que ela vá, o que além da segurança, revela que é uma tecnologia que prima pela transparência. Ou seja, em caso de ataque, as criptomoedas são sempre rastreáveis, o que significa que mesmo roubadas serão identificadas se forem usadas. Esta é uma informação que os hackers também têm, logo, inibe-os de tentarem interferir nesta área.
Este estudo da consultora PwC mostra que esta tecnologia tem potencial para aumentar o PIB global. A consultora analisou os atuais usos do Blockchain e avaliou o potencial desta tecnologia para criar valor em toda a economia, desde a indústria passando pelo retalho e até ao sector público, da saúde à educação.
“A tecnologia Blockchain tem sido associada a criptomoedas como a Bitcoin, mas há muito mais a oferecer, principalmente em como as organizações públicas e privadas protegem, compartilham e usam dados”, contextualiza Steve Davies, líder global, Blockchain e sócio da PwC Reino Unido.”
Face à importância que esta tecnologia ganhou e do seu impacto na economia global, no mundo dos negócios e da sociedade em geral, a Nova School of Science & Technology criou o Programa Executivo Crypto and the Blockchain Revolution com o objectivo de abrir as portas deste novo mundo aos participantes deste programa.
Entre no mundo das Crypto e descubra como a tecnologia Blockchain está a agitar as finanças globais, negócios e comunidades sociais.
Ana Rodrigo Gonçalves Head of Innovation for Corporate Development
© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by