Seeing to the World Around Us: The Colours

“Mere color, unspoiled by meaning, and unallied with definite form, can speak to the soul in a thousand different ways.”

Oscar Wilde

Co-financiado por:

  • Próxima Data

    Outubro 2023

  • Duração

    56h

  • Formato

    Presencial

  • Investimento

    300€ (jovens) 500€

Seeing to the World Around Us: The Colours
Visão
geral

Uma parte importante da nossa interação com a Natureza, com os objetos e até com as pessoas deriva da nossa perceção das cores. As cores transmitem informação: um morango verde não será comestível mas a cor dá-nos esperança – a de que se transforme num delicioso morango vermelho. As cores dão-nos ordens: verde, avance, amarelo, trave, vermelho, nem pense nisso! As cores influenciam o nosso estado de espírito, criam ambientes, codificam resistências, alertam para o perigo – sim, aquele lindo sapo azul é mesmo venenoso. As cores da bandeira, as cores do meu clube. As cores são uma parte integrante das nossas vidas, tanto que há a dizer sobre as cores, a fazer com as cores, a conhecer sobre as cores. 

 

 

Conteúdo

Neste curso iremos olhar às cores sob múltiplas perspetivas, desde a mais científica, da anatomia e fisiologia da visão, à mais aplicada, das cores na arte e na decoração. 

O curso inclui os seguintes tópicos:

 

  • As aplicações lúdicas da cor 
  • Breve história da Luz 
  • O órgão de visão, sua estrutura e funcionamento 
  • A luz e a cor como fenómenos físicos 
  • As diferentes fontes de luz (do sol aos LEDs)  
  • A adição e a subtração de cores 
  • A cor nos objectos, nos alimentos, na natureza 
  • Os efeitos psicológicos da cor 
  • O uso da cor na arte  
  • O uso da cor na decoração 

 

Principais objetivos:

O curso tem por objetuma perspectiva diferente do mundo que nos rodeia através das cores.

Por exemplo, as cores assumem um papel de extrema importância uma vez que tem a capacidade de influenciar nas escolhas do cliente. De acordo com Battistela, Colombo e Abreu (2010) elas estimulam e direcionam um público-alvo ao produto ao qual eles são destinados. As cores primárias, por exemplo, atraem mais os jovens e os tons pastéis chamam a atenção da terceira idade. É preciso entender como usar as cores para fazer com que o público desejado sinta-se acolhido até mesmo no ambiente virtual. Uma comunicação que se preocupa em transmitir ideias, emoções e, principalmente, em interferir nos desejos e vontades de quem lhe interessa, não deve escolher as cores de forma arbitrária ou pautada apenas nas sensações estéticas, pois as cores fazem parte da imagem dos produtos e da marca.

 

 

Perfil dos
Participantes

Este programa é adequado a uma vasta gama de perfis profissionais com aspirações de carreira no setor do Turismo e Hospitalidade e que queiram entender como é que a ciência e tecnologia podem e estão a alterar as experiências dos clientes e a criar novas oportunidades no setor.

Alguns exemplos:

    • Gestores de unidades operacionais/de negócios com ambições de progredir para a liderança a nível corporativo;
    • Gestores que pretendam assegurar que a sua organização está preparada para as últimas tendências digitais e tecnológicas;
    • Gestores de departamentos hoteleiros que procuram uma promoção para Director Geral;
    • Empreendedores que planeiam lançar o seu próprio negócio na indústria do T&H;
    • Os participantes com formação em gestão, economia, ou mesmo engenharia que pretendam fazer carreira na indústria, ganharão conhecimentos e aprenderão sobre tecnologias e inovações que estão a contribuir para novos nichos e oportunidades
    • Gestores de comunicação e marketing de empresas do setor
    • Publicitários
    • Designers de UX
    • Decoradores e arquitetos
Coordenação do Programa
Download Brochura Candidatura

© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy