Seeing to The World Around Us: The Colours

Mere color, unspoiled by meaning, and unallied with definite form, can speak to the soul in a thousand different ways.”

Oscar Wilde

Cofinanciado por:

  • Próxima Data

    Novembro 2024

  • Duração

    5 semanas

  • Formato

    B-learning

  • Investimento

    300€ (jovens)
    500€

Seeing to The World Around Us: The Colours
Visão geral

Uma parte importante da nossa interação com a Natureza, com os objetos e até com as pessoas deriva da nossa perceção das cores.

 

As cores transmitem informação: um morango verde não será comestível, mas a cor dá-nos esperança – a de que se transforme num delicioso morango vermelho.

 

As cores dão-nos ordens: verde, avance, amarelo, trave, vermelho, nem pense nisso!

 

As cores influenciam o nosso estado de espírito, criam ambientes, codificam resistências e alertam para o perigo – sim, aquele lindo sapo azul é mesmo venenoso. As cores da bandeira, as cores do meu clube.

 

As cores são uma parte integrante das nossas vidas. Tanto que há a dizer sobre as cores, a fazer com as cores e a conhecer sobre as cores.

 

De um ponto de vista mais científico a cor é uma perceção visual dada pelo nosso cérebro como resposta das células especializadas da retina à luz, através de mecanismos de elevada complexidade que envolvem Óptica Física, Biofísica e Bioquímica.

Conteúdo

Neste curso, iremos olhar às cores sob múltiplas perspetivas, desde a mais científica envolvendo Óptica-Física, anatomia e fisiologia da visão, à mais aplicada, das cores na arte e na decoração. 

 

O curso inclui os seguintes tópicos:

  • Breve história da Luz
  • O órgão de visão, a sua estrutura e funcionamento
  • A luz e a cor como fenómenos físicos
  • As diferentes fontes de luz (do sol aos LEDs)
  • A adição e a subtração de cores
  • A cor nos objetos, nos alimentos, na natureza
  • Os efeitos psicológicos da cor
  • O uso da cor na arte
  • O uso da cor na decoração
  • As aplicações lúdicas da cor
Principais objetivos

O curso tem por objetivo dar uma perspectiva diferente do mundo que nos rodeia através das cores.

 

Por exemplo, as cores assumem um papel de extrema importância uma vez que tem a capacidade de influenciar nas escolhas do cliente. De acordo com Battistela, Colombo e Abreu (2010) elas estimulam e direcionam um público-alvo ao produto ao qual eles são destinados.

 

As cores primárias, por exemplo, atraem mais os jovens e os tons pastéis chamam a atenção da terceira idade. É preciso entender como usar as cores para fazer com que o público desejado sinta-se acolhido até mesmo no ambiente virtual. Uma comunicação que se preocupa em transmitir ideias, emoções e, principalmente, em interferir nos desejos e vontades de quem lhe interessa, não deve escolher as cores de forma arbitrária ou pautada apenas nas sensações estéticas, pois as cores fazem parte da imagem dos produtos e da marca.

Perfil dos Participantes

Este curso é adequado a uma vasta gama de perfis profissionais com aspirações de carreira no setor do Turismo e Hospitalidade e que queiram entender como é que a ciência e tecnologia podem e estão a alterar as experiências dos clientes e a criar novas oportunidades no setor.

Alguns exemplos:

  • Gestores de unidades operacionais/de negócios com ambições de progredir para a liderança a nível corporativo;
  • Gestores que pretendam assegurar que a sua organização está preparada para as últimas tendências digitais e tecnológicas;
  • Gestores de departamentos hoteleiros que procuram uma promoção para Director Geral;
  • Empreendedores que planeiam lançar o seu próprio negócio na indústria do T&H;
  • Os participantes com formação em gestão, economia, ou mesmo engenharia que pretendam fazer carreira na indústria, ganharão conhecimentos e aprenderão sobre tecnologias e inovações que estão a contribuir para novos nichos e oportunidades
  • Gestores de comunicação e marketing de empresas do setor
  • Publicitários
  • Designers de UX
  • Decoradores e arquitetos
Coordenação do Programa
Paulo António Ribeiro

Professor Associado, NOVA FCT

Licenciado em Engenharia Física e dos Materiais pela Nova School of Science and Technology, em 1989, recebeu em 1999 o grau de Doutor em Ciências e Engenharia dos Materiais pela Universidade de São Paulo, Brasil.

Em 2000 assumiu o cargo de Professor Auxiliar no Departamento de Física da NOVA School of Science and Technology onde exerce as funções de Professor Associado desde 2020.

Do ponto de vista académico tem-se dedicado ao ensino de Física Geral, Óptica e Fotónica. Desde 2016 é Embaixador da Faculdade para as Escolas Secundárias, no âmbito do que tem vindo a realizar seminários, sessões didáticas, exposições e formações para Estudantes e Docentes do Secundário.

Foi membro fundador do grupo de investigação e desenvolvimento Sistemas Moleculares Funcionais, em 2008, onde tem vindo a dedicar-se ao desenvolvimento e caracterização de filmes finos de moléculas funcionais orgânicas para aplicações em Óptica e Fotónica e desde 2021 é membro integrado do Laboratório Associado de Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação (LIBPhys).

Como resultado das suas atividades de científicas, conta com quatro capítulos de livros, cerca de 100 artigos em revistas internacionais indexadas, cerca de 100 comunicações em anais de eventos e uma patente. Desde 2013, tem presidido à série de conferências PHOTOPTICS, uma nova série de eventos científicos internacional no âmbito da Fotónica Óptica e Tecnologia de Lasers.

As suas áreas de investigação são a Óptica e Fotónica, Óptica não-linear, Caracterização óptica de superfícies e interfaces, Materiais electroactivos, Dieléctricos, Relaxação, Polímeros, Matéria condensada, Coloides e interfaces, Nanotecnologia, Nano-fotónica.

Pedro Cardoso Vieira

Professor Auxiliar

na NOVA FCT

Professor Auxiliar no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL, Portugal) e consultor científico e tecnológico da Future-Compta SA, onde exerce o cargo de Diretor de Investigação.

Possui licenciatura em Física Tecnológica (1992), mestrado em Biofísica e Bioengenharia (1994) ambos atribuídos pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal e doutoramento em Física Biomédica e Bioengenharia (1999) atribuído pela Universidade de Aberdeen – Reino Unido.

As principais áreas de investigação incluem instrumentação, algoritmos de ML e IA, processamento de imagem, engenharia biomédica e ótica, aplicados a várias áreas científicas.

Tem múltiplas participações em projetos de investigação, incluindo como coordenador de projetos.

É autor de mais de 70 publicações em revistas científicas e livros, sendo responsável pela orientação de 8 doutoramentos e 36 mestrados. Mantém fortes colaborações com a indústria, sendo um dos cofundadores de uma spin-off tecnológica universitária, a NGNS Ingenious Solutions Ltd onde foi CTO entre 2005 e 2017.

Download Brochura Candidatura

© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by