Pós-gradução “Management and Design of Gastronomic Sciences”

“Food is not just fuel, it’s information. It talks to your DNA and tells it what to do.”
Dr. Mark Hyman, physician and author

Co-financiado por:

  • Próxima Data

    Outubro 2023

  • Duração

    6 meses

  • Formato

    Presencial

  • Investimento

    750€ (jovens) 1.500€

Pós-gradução “Management and Design of Gastronomic Sciences”
Visão
geral

O sector da gastronomia, da nutrição e da restauração está em constante expansão e necessita de profissionais que conheçam as ferramentas de investigação válidas e as apliquem para fazer avançar o sector em qualquer um dos seus planos.

 

A utilização de ferramentas científicas no mundo da gastronomia é cada vez mais necessária para desenvolver novos produtos culinários. A tecnologia e a investigação alimentar exigem igualmente conhecimentos de gastronomia para conceber produtos com as melhores propriedades sensoriais possíveis.

 

Nesta pós-graduação, desenvolvida pela FCT NOVA em parceria com alguns dos mais reputados Chefs portugueses, e muitos outros profissionais do setor que criaram e desenvolvem técnicas e processos cada vez mais inovadores e sustentáveis, os participantes vão poder especializar-se na gestão e concepção de experiências de Turismo Gastronómico e adquirir as competências necessárias para iniciar a sua carreira num sector cada vez mais rico em oportunidades profissionais graças ao crescente interesse pela gastronomia na indústria turística

Conteúdo

Esta pós-graduação, está organizada em 6 grandes módulos e centra-se principalmente nos novas técnicas e tendências gastronómicas, que cada vez mais atraem turistas, internos e externos, no mercado global. Os participantes terão ainda a oportunidade de ter aulas e experiências com alguns dos mais reputados Chefs portugueses, entre muitas outras.

 

Módulo 1: The Kitchen in the XXI Century: Contexts, Processes and Attitudes

Módulo 2: New Culinary Techniques

Módulo 3: New Food Trends

Módulo 4: Experimental Gastronomie & Dark Kitchens

Módulo 5: Gastronomic Experiences with Chefs

Módulo 6: Sustainable and Creative Cooking

 

Principais objetivos
do programa:
  • Conceber, posicionar e promover experiências e produtos de Turismo Gastronómico criativos, inovadores e competitivos;
  • Conceber e implementar planos de marketing/turismo do Turismo Gastronómico;
  • Desenvolver competências sensoriais para compreender e distinguir processos de amostragem e degustação;
  • Especializar-se e/ou iniciar uma carreira no sector do turismo gastronómico, com uma abordagem estratégica de acordo com a realidade do sector e as tendências mais inovadoras.

 

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Perfil dos
Participantes

Este programa é adequado a uma vasta gama de perfis profissionais de diversos setores. Alguns exemplos incluem:

  • Assessoria/consultoria em matéria de gastronomia/turismo
  • Guia gastronómico
  • Adegas e outras indústrias agro-alimentares com departamento de turismo
  • Agências de viagens especializadas em turismo gastronómico
  • Gestor de experiências em hotéis ou cadeias hoteleiras
  • Agências de comunicação gastronómica
  • Formação e investigação em turismo gastronómico
  • Organizações ou indivíduos que organizam Mercados gastronómicos
  • Governos regionais ou empresas públicas de turismo
  • Turismo de viticultura
  • Organizações público-privadas de desenvolvimento do turismo gastronómico
  • Museus, espaços e centros gastronómicos
  • Restauração com vocação turística (restaurantes pop-up, etc.)
    Sustentabilidade e I+D
Coordenação do Programa
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