Beyond a Trend, a Revolution in Business Practices. Num mundo em permanente mudança, os clientes exigem soluções rápidas, flexíveis e eficazes.
Beyond a Trend, a Revolution in Business Practices.
Num mundo em permanente mudança, os clientes exigem soluções rápidas, flexíveis e eficazes.
6 de Fevereiro de 2025
5 meses (2 a 3 vezes por semana)
Live OnlinePós-Laboral
4.700€
Nas últimas décadas, o Agile não mudou apenas o mundo das tecnologias da informação (TI), mas também aumentou significativamente a taxa de sucesso dos projetos de desenvolvimento de software. Este método melhorou a qualidade, a velocidade e a eficiência das respostas ao mercado, aumentando simultaneamente a motivação e a produtividade das equipas de TI. Mas não ficou por aqui!
Por todo o mundo, não apenas em TI, mas em todos os setores, as empresas estão a adotar os princípios Agile para navegar na volatilidade e nas incertezas do mercado. Esta mudança consolidou o Agile como uma progressão natural nas técnicas de gestão, aplicável a diversos setores de desenvolvimento de produtos e serviços, para aumentar a produtividade e a eficácia organizacional.
Em contraste com os métodos convencionais, o Agile introduz uma mentalidade inovadora na gestão. Dá ênfase à tomada de decisões adaptáveis e rápidas, promovendo transformações ágeis e uma execução disciplinada. Esta abordagem não se limita à gestão de projetos, trata-se de promover ambientes propícios à inovação.
As equipas de projeto ágeis, caracterizadas pela sua pequena dimensão e experiência interdisciplinar, são perfeitas para a decomposição de questões complexas em tarefas simples e manejáveis. Através da prototipagem rápida e do feedback contínuo, desenvolvem soluções que dão prioridade à adaptabilidade, abandonando planeamentos rígidos, promovendo a responsabilização partilhada pelos resultados, incluindo o crescimento, a rentabilidade e a satisfação do cliente.
Ao adotar o mindset Agile, as organizações acompanham a dinâmica do mercado, lideram a inovação e focam-se sobretudo na satisfação do cliente.
O nosso programa de Pós-graduação em Gestão Ágil de Projetos foi concebido para dotar os participantes com as competências relacionadas mais relevantes da atualidade. Não se trata apenas de aprender algumas metodologias, técnicas e ferramentas ágeis; trata-se de adotar uma mentalidade que valoriza a flexibilidade, a capacidade de resposta e a gestão responsável. Junte-se a nós para estar na vanguarda desta revolução Agile, moldando o futuro dos negócios em todos os setores.
Desafia os participantes a mudar a sua abordagem à Gestão de Projetos, adotando metodologias Agile como uma oportunidade de transformação contínua. Esta formação proporciona uma aprendizagem prática, apoiada por princípios teóricos sólidos, para uma implementação eficaz no dia-a-dia.
MÓDULOS DO PROGRAMA
1.INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS
2.ORGANIZAÇÕES E PROJETOS
3.EQUIPAS DE PROJETO
4.SCRUM FRAMEWORK
5.FERRAMENTAS DE SUPORTE AO AGILE
6.WORKSHOPS PRÁTICOS
7. PROJETO DE CURSO
Desenvolvimento de um projeto transversal, onde os participantes aplicarão conhecimentos recolhidos ao longo das sessões e refletirão sobre a sua experiência. O projeto será realizado em equipa.
O programa da Pós-graduação em Agile Project Management foi concebido para transmitir um conhecimento abrangente de diversas metodologias, técnicas e ferramentas ágeis para Gestão de Projetos.
Este programa foi desenvolvido para abranger as principais prioridades das empresas e para gerir projetos que exijam agilidade e execução rápida.
Com a conclusão desta Pós-graduação, os participantes possuirão os conhecimentos essenciais para implementar eficazmente as práticas Agile nas suas equipas de projeto.
Isto conduzirá a resultados com mais qualidade e à redução dos riscos, em comparação com os métodos tradicionais.
Quando aplicadas de forma adequada, estas metodologias promovem uma maior produtividade, um trabalho de equipa dinâmico e variado, e uma introdução mais rápida de produtos e serviços no mercado.
Esta Pós-graduação inclui 4 certificações:
Os participantes na Pós-graduação em Agile Project Management abrangem um alargado leque de formações profissionais e níveis de experiência com atuação a nível da gestão de empresas e projetos, desde os que se iniciam nas metodologias ágeis até aos profissionais experientes que procuram aprofundar os seus conhecimentos e adaptar-se à evolução do conhecimento sobre o tópico.
São exemplo:
Desde cedo vocacionado a integrar o mundo da Gestão com o dos Sistemas de Informação e Tecnologias, iniciou a sua carreira como apoio ao uso de software de Marketing Estratégico no MBA de Gestão, na UCP, enquanto tirava a licenciatura em Gestão de empresas.
Após o término da licenciatura, seguiu para a coordenação de equipas de cliente-mistério, onde o seu contributo foi justamente automatizar processos, reduzindo tempos de criação e edição de relatórios de semanas para horas, com fórmulas e VBA em Excel, integrando ainda esses objetos em Word de forma automática.
Com a evolução para tecnologias mais avançadas, ajudou a desenvolver sistemas analíticos para a Banca, Telecomunicações, coordenando equipas quer do lado técnico, quer do lado funcional. No BPI, por exemplo, trabalhou na criação do Datamart da direção de Marketing, com base em MicroStrategy. Na então TMN, hoje MEO/Altice, trabalhou na criação do primeiro Datawarehouse, com base em Microsoft SQL Server, MicroStrategy, SAS, estabelecendo ainda as regras de modelação usadas. De destacar ainda a gestão do primeiro projeto de Data Mining da organização e a orientação para o Database Marketing, na altura ainda recente.
Em 2002, como complemento da licenciatura em Gestão e no seguimento de uma carreira consagrada a áreas de Sistemas de Informação, tirou o Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação, no UTL-ISEG.
Em 2006, muda-se para Angola, onde pôde conhecer em profundidade uma indústria que se encontra na linha da frente do conhecimento de ferramentas analíticas, onde passa 3 anos a aprofundar esse conhecimento, mas também a rever e renovar as muitas áreas e organizações que ainda não estavam a beneficiar desses avanços.
Em 2012, faz ainda uma passagem por Moçambique, para a qual se certificou em múltiplas aplicações Oracle, tendo também aí aplicado essas tecnologias nas telecomunicações.
Em 2013 assume a função de Diretor de Desenvolvimento Aplicacional no Grupo Reditus, tendo tido desenvolvido ofertas em Advanced Analytics, Low-code, Web Development, Mobile, Enterprise Content Management, Machine Learning, Robotização e automação, entre muitas outras.
Entre os principais clientes teve: o Banco de Portugal, a Fundação Francisco Manuel dos Santos (Pordata), a Agência para os Seguros e Fundos de Pensões, a Vortal, a Fidelidade, a Tranquilidade, a Agência Nacional de Petróleo e Gás (Angola), a Taurus (Suíça), entre muitos outros.
Em colaboração com o Horácio Lopes, participa, como coordenador de conteúdos, no projeto editorial newDATAmagazine®, cujo foco é a gestão e os sistemas de informação.
Atualmente, frequenta o doutoramento em Sistemas de Informação na NOVA IMS.
Diretora Escola Executivos NOVA FCT, Founder Connect You, N Lab and Nita’s House
Depois de trabalhar mais de 20 anos no mundo empresarial, fundou duas marcas na área da consultoria – Connect You e N Lab – para potenciar a sua experiência na gestão de grandes equipas multidisciplinares.
Recentemente aceitou o desafio de ser Directora da Escola de Executivos na NOVA FCT, tendo trabalhado nos últimos 2 anos como Presidente do Conselho de Faculdade desta mesma faculdade.
Apaixonada pelo desenvolvimento de equipas e estratégia empresarial, a Nélia tem uma mentalidade ágil com grande concentração em “resultados orientados”. Caracteriza-se por ser uma “pensadora rápida” e uma líder inclusiva.
Nélia tem mais de 20 anos de sólida experiência em Gestão Global de projetos complexos multiculturais e multidisciplinares, com grande experiência de liderança de equipas, multitarefas e competências dinâmicas multiculturais.
Fundadora, partner e CEO da Scopphu
Ana Carmo é fundadora, partner e CEO da Scopphu desde Maio de 2013.
Focada no desenvolvimento de projectos novos e inovadores e em ajudar pessoas, equipas e empresas em todo o mundo, a Ana lidera um grupo de empresas com muito entusiasmo e resiliência, gerindo mais de 30 pessoas e 500 clientes.
Com a sua contribuição, Ana apoia muitas das áreas de investimento e mudança estratégica da empresa. Dado o forte impacto que o seu desempenho tem nas pessoas, projectos e no conhecimento e inspiração das equipas internas, Ana conseguiu ser um dos primeiros líderes a introduzir a formação em metodologia Agile no mercado português.
Com o crescimento do negócio, tem liderado a conquista de novos mercados e geografias, nomeadamente em Espanha onde a Scopphu abriu um escritório em Madrid em 2019. Ana licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e frequentou uma pós-graduação em Gestão de Projectos pelo ISBB. Desde 2011, tem vindo a investir em vários cursos de formação em Métodos Ágeis, dos quais possui várias certificações, tais como CSM, CSPO da Scrum Alliance, e Gestão 3.0 da Happy Melly.
© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by