An agile company is one that is able to quickly adapt to changes in the market. Identify the process of becoming agile and the success that such ability brings companies through a real-world example.
Setembro 2024
6 meses2x semana
Live OnlinePós-Laboral
4.700€
O que faz com que empresas como a Google, Spotify ou Revolut se destaquem entre milhares e milhares de empresas no mundo? Será apenas moda, tendência ou novas metodologias de trabalho que são mais ágeis e capazes de responder mais rápida e eficazmente a clientes cada vez mais exigentes e impacientes?
Os métodos de inovação Agile revolucionaram a tecnologia da informação.
Ao longo dos últimos 25 a 30 anos, aumentaram consideravelmente as taxas de sucesso no desenvolvimento de software, melhoraram a qualidade e a rapidez de entrada no mercado, e aumentaram a motivação e a produtividade das equipas de TI.
E se uma empresa pudesse alcançar retornos positivos com mais 50% na introdução de novos produtos ou serviços?
E se os programas de marketing pudessem gerar mais 40% de pedidos de informação de potenciais clientes? E se os recursos humanos pudessem recrutar 60% mais talento? E se os colaboradores estivessem emocionalmente mais empenhados nos seus empregos? A metodologia Agile trouxe estes níveis de melhoria a muitas empresas tecnológicas que nasceram já depois do Manifesto Agile, e que desde o início adotaram os seus princípios. Mais recentemente percebeu-se que a oportunidade é extensível a outros departamentos e as outras indústrias, conduzindo a benefícios transversais às organizações.
O conhecimento das metodologias AGILE e das suas práticas e ferramentas conduzem ao desenvolvimento e melhoria contínua das organizações e da sua eficiência, qualidade e valor acrescentado. Estes são os principais aspetos que as organizações procuram incrementar e impulsionar nos seus processos internos e nas suas equipas, com vista à satisfação dos seus clientes.
A NOVA FCT lança pelo 3º ano consecutivo, numa parceria com a Scopphu, a Pós-graduação em Agile Project Management, cujo objetivo é desafiar os participantes a mudar a sua mentalidade de trabalho, baseando-se nas metodologias Agile, e a olharem para essa mudança como uma oportunidade e um desafio na sua vida diária, que permitem uma aprendizagem de princípios teóricos e a sua implementação prática.
Os participantes terão contacto com vários conceitos, no que se entende por gestão de projeto/produto, desde a sua descoberta, conceção e prototipagem até à gestão da estrutura/processo Scrum, Kanban, Lean, medição e análise dos resultados através de métricas ágeis.
No final do programa todos os participantes terão os conhecimentos e competências para a aplicação das metodologias AGILE tanto em projectos tradicionais como digitais e tecnológicos.
Descubra os nossos artigos sobre a metodologia Agile:
Esta Pós-graduação inclui 5 certificações:
Gestor de Projetos, Gestor de Formação, Formador e Docente Universitário . Fundador da newDATAmagazine®️
Na sua primeira experiência de trabalho como repositor num supermercado da família, percebeu desde logo uma enorme ligação às áreas da gestão e a tudo quanto significasse planeamento, organização, procedimentos, critério, lógica…
Ainda a frequentar a licenciatura, em 1992, tomou a iniciativa de constituição da sua primeira empresa que se dedicou à importação e distribuição de materiais desportivos e à venda ao público de roupa, calçado e acessórios desportivos. Em 1997 assume a função de diretor financeiro de uma empresa de comércio internacional e em 1999 a função de diretor geral de um centro de fitness.
Entre 2002 e 2012 assumiu a função de gestor de projetos nas áreas de Gestão, Internet, Marketing, Comunicação, Design e Multimédia, com implementação em clientes das mais diversas indústrias em B2B e B2C, que lhe permitiu tomar contacto com realidades muito distintas e desenvolver uma excelente capacidade de resolução de problemas, utilizando criatividade e capacidade de adaptação, como líder e também como membro de equipas.
Exerce desde 2012 como consultor de gestão, ajudando empresas a otimizar e reestruturar departamentos e áreas funcionais, principalmente nos processos de Gestão Geral, Tecnologia, Estratégia, Comercial, Marketing e Entrega de Produtos/Serviços.
Em paralelo com a ocupação empresarial, assumiu ao longo dos anos vários cargos no setor associativo onde exerceu funções nas áreas da gestão, marketing, eventos e projetos. É também nestas áreas que exerce como formador desde 1994, e a partir de 2013, como coordenador pedagógico. Hoje exerce como formador, coordenador pedagógico e professor universitário.
O seu imenso gosto pela aprendizagem contínua motivou-o a procurar mais conhecimentos e a frequentar múltiplos cursos de formação a diferentes níveis, acumulando hoje, para além de mais de uma dezena de formações profissionais e certificações, uma licenciatura, dois títulos de mestre, um mestrado executivo e uma pós-graduação. Frequenta atualmente um doutoramento em Gestão.
A vontade de retribuir à comunidade e a sua mentalidade de partilha levaram-no a fundar a newDATAmagazine®, uma revista orientada para o conhecimento, orgulhosamente pertencente à Economia Cultural e Criativa, na qual é hoje editor, e onde coordena a produção mensal de cada edição (gestão de parcerias, planeamento, redação, revisão, edição, publicação e comunicação, coordenação do design e layout da revista, produção informática, publicação online, website e comunicação).
“Show, don’t tell!”, “Walk the talk!”, “Get things done!” e “Sharing is learning!” são os quatro princípios que orientam a sua atuação profissional.
Fundadora, partner e CEO da Scopphu
Ana Carmo é fundadora, partner e CEO da Scopphu desde Maio de 2013.
Focada no desenvolvimento de projectos novos e inovadores e em ajudar pessoas, equipas e empresas em todo o mundo, a Ana lidera um grupo de empresas com muito entusiasmo e resiliência, gerindo mais de 30 pessoas e 500 clientes.
Com a sua contribuição, Ana apoia muitas das áreas de investimento e mudança estratégica da empresa. Dado o forte impacto que o seu desempenho tem nas pessoas, projectos e no conhecimento e inspiração das equipas internas, Ana conseguiu ser um dos primeiros líderes a introduzir a formação em metodologia Agile no mercado português.
Com o crescimento do negócio, tem liderado a conquista de novos mercados e geografias, nomeadamente em Espanha onde a Scopphu abriu um escritório em Madrid em 2019. Ana licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e frequentou uma pós-graduação em Gestão de Projectos pelo ISBB. Desde 2011, tem vindo a investir em vários cursos de formação em Métodos Ágeis, dos quais possui várias certificações, tais como CSM, CSPO da Scrum Alliance, e Gestão 3.0 da Happy Melly.
© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by