2022-08-01
Qual a importância do Agile Project Management para as empresas?

Quando os projetos são mal geridos, os resultados não são satisfatórios, por isso, no início dos anos 2000, nos EUA, um grupo de quase duas dezenas de programadores juntou-se para pensar sobre a melhor forma de potenciar a entrega de desenvolvimento de software. Foi assim que nasceu a metodologia Agile que, mais tarde, se revelou tão clara e sistemática que acabou por sair do mundo dos informáticos e começou a ser aplicada no campo da gestão de projetos (project management) seja em empresas de serviços financeiros, seja nas de criação de produtos ou serviços.

A metodologia Agile

A metodologia Agile é um conjunto de práticas e competências utilizadas para planear, executar, monitorar e controlar os projectos de uma organização, sem nunca esquecer a comunicação dentro das equipas que estão a trabalhar, assim como com o cliente.

Trata-se de uma abordagem iterativa de gestão que ajuda a potenciar todo o trabalho de forma “ágil” (agile, como indica o nome em inglês). Num mundo onde tudo é cada vez mais rápido, o Agile Project Management tornou-se fundamental para as empresas devido às suas características, uma vez que a maneira “ágil” de gerir os projectos se faz através de ciclos curtos (sprints), que se adaptam à medida que vão sendo discutidos e incluem o feedback de todos os envolvidos, incluindo o cliente, de modo a que o produto final seja um sucesso.

Artigo relacionado: No que consiste a metodologia Agile?

Portanto, esta é uma metodologia que visa organizações que lidam com prazos curtos de lançamento de produtos ou serviços no mercado, ou com necessidades de serem flexíveis, pois em vez de se passarem meses a desenvolver um projecto para criar um produto ou serviço que rapidamente fica obsoleto, o Agile Project Management permite mais rapidez e eficácia, de forma a fazerem chegar ao mercado um produto de acordo com as exigências do cliente.

Vantagens da metodologia Agile na gestão de projeto

Um dos maiores benefícios na utilização desta metodologia é a aposta num produto com mais qualidade, uma vez que trabalhando em ciclos curtos, é possível encontrar sempre áreas onde se pode melhorar. Deste modo, também se evita o fracasso e há um risco reduzido de falhar porque, por exemplo, se existir um problema com o produto, rapidamente se pode adoptar uma outra abordagem e corrigi-lo, graças aos tais sprints.

Dentro da empresa, o uso do Agile Project Management possibilita que todos os membros da equipa estejam envolvidos e saibam o que se está a passar, o que contribui para o aumento da produtividade de cada elemento e, em simultâneo, abre as portas a que haja um controlo mais apertado de cada projecto no qual se esteja a trabalhar, incluindo um maior rigor em termos orçamentais.

Colocar o cliente na tomada de decisão

Outra característica é que através do Agile Project Management, o cliente está sempre envolvido no processo de tomada de decisão, o que leva a uma maior retenção de clientes. Ao mantê-los informados e fazendo as alterações de acordo com o seu feedback, a empresa acaba por entregar valor aos clientes e garantir que o produto final está de acordo com os requisitos pedidos.

Artigo relacionado: Por que as grandes empresas mundiais utilizam a metodologia Agile?

A metodologia funciona em iterações, isto é, cada sprint será melhor do que o anterior e os erros não serão repetidos. Trata-se de uma metodologia que promove uma cultura clara de troca de ideias e colaboração que permite que todos os membros da equipa aprendam com as experiências partilhadas e melhorem em conjunto. Estas equipas acabam por ser mais ágeis, mais autónomas e têm uma maior confiança nas suas decisões porque conhecem bem os projectos que estão a desenvolver.

A natureza multifuncional das equipas também ajuda os seus membros a aprender novas aptidões na área da gestão de projectos e a desenvolver conhecimentos para lá dos que têm, o que contribui para uma maior flexibilidade. Como as equipas reúnem com maior frequência acabam por comunicar melhor, são mais colaborativas e mais unidas.

A pós-graduação em Agile Management da NOVA FCT

Atualmente, a grande maioria das empresas aplica esta prática no desenvolvimento dos seus projectos. Na pós-graduação em Agile Project Management da Nova School of Science & Technology, mostramos como esta abordagem revolucionou a gestão de projetos, desde os mais tradicionais aos mais digitais e tecnológicos, já que, além da motivação das equipas e do trabalho apresentado, existe uma optimização dos recursos.

A pós-graduação em Agile Project Management, desenvolvida numa parceria com a Scopphu, consultora especializada em formação, mentoria, consultoria e agile people, tem como objetivo a partilha de conhecimentos das diversas práticas e ferramentas do Agile, a pensar em executivos, gestores de projecto, analistas de negócios, administradores de bases de dados, arquitectos de soluções e arquitectos empresariais, mas também em project managers e team leaders. O objectivo é que, além de entender como funciona esta metodologia, os interessados possam alterar o seu mindset em relação à mesma e, ao dominar as ferramentas do Agile, as possam aplicar quer em projectos tradicionais quer em inovadores.

Se pretender saber mais sobre esta pós-graduação entre em contacto com a nossa equipa.