Desde cedo vocacionado a integrar o mundo da Gestão com o dos Sistemas de Informação e Tecnologias, iniciou a sua carreira como apoio ao uso de software de Marketing Estratégico no MBA de Gestão, na UCP, enquanto tirava a licenciatura em Gestão de empresas.
Após o término da licenciatura, seguiu para a coordenação de equipas de cliente-mistério, onde o seu contributo foi justamente automatizar processos, reduzindo tempos de criação e edição de relatórios de semanas para horas, com fórmulas e VBA em Excel, integrando ainda esses objetos em Word de forma automática.
Com a evolução para tecnologias mais avançadas, ajudou a desenvolver sistemas analíticos para a Banca, Telecomunicações, coordenando equipas quer do lado técnico, quer do lado funcional. No BPI, por exemplo, trabalhou na criação do Datamart da direção de Marketing, com base em MicroStrategy. Na então TMN, hoje MEO/Altice, trabalhou na criação do primeiro Datawarehouse, com base em Microsoft SQL Server, MicroStrategy, SAS, estabelecendo ainda as regras de modelação usadas. De destacar ainda a gestão do primeiro projeto de Data Mining da organização e a orientação para o Database Marketing, na altura ainda recente.
Em 2002, como complemento da licenciatura em Gestão e no seguimento de uma carreira consagrada a áreas de Sistemas de Informação, tirou o Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação, no UTL-ISEG.
Em 2006, muda-se para Angola, onde pôde conhecer em profundidade uma indústria que se encontra na linha da frente do conhecimento de ferramentas analíticas, onde passa 3 anos a aprofundar esse conhecimento, mas também a rever e renovar as muitas áreas e organizações que ainda não estavam a beneficiar desses avanços.
Em 2012, faz ainda uma passagem por Moçambique, para a qual se certificou em múltiplas aplicações Oracle, tendo também aí aplicado essas tecnologias nas telecomunicações.
Em 2013 assume a função de Diretor de Desenvolvimento Aplicacional no Grupo Reditus, tendo tido desenvolvido ofertas em Advanced Analytics, Low-code, Web Development, Mobile, Enterprise Content Management, Machine Learning, Robotização e automação, entre muitas outras.
Entre os principais clientes teve: o Banco de Portugal, a Fundação Francisco Manuel dos Santos (Pordata), a Agência para os Seguros e Fundos de Pensões, a Vortal, a Fidelidade, a Tranquilidade, a Agência Nacional de Petróleo e Gás (Angola), a Taurus (Suíça), entre muitos outros.
Em colaboração com o Horácio Lopes, participa, como coordenador de conteúdos, no projeto editorial newDATAmagazine®, cujo foco é a gestão e os sistemas de informação.
Atualmente, frequenta o doutoramento em Sistemas de Informação na NOVA IMS.
Conheça todos os nossos
Programas de Formação Executiva
© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by