Tourism and Sustainable Water Use: Supply, Demand, and Security

Sustainable water use is the ripple of responsibility that nourishes the delicate balance between human needs and the preservation of our planet’s life-giving resource. It is a commitment to cherish every drop, embrace efficiency, and ensure that our relationship with water flows harmoniously, leaving a legacy of abundance, resilience, and a sustainable future for all.

Cofinanciado por:

  • Próxima Data

    17 de fevereiro de 2025

  • Duração

    5 semanas

  • Formato

    B-learning

  • Investimento

    250€ (jovens)
    400€

Tourism and Sustainable Water Use: Supply, Demand, and Security
Visão geral

A água é um recurso vital e desempenha um papel crucial na indústria do turismo. A sua importância não pode ser subestimada, pois afeta diretamente a experiência dos turistas, a sustentabilidade dos destinos e o bem-estar dos ecossistemas naturais.

 

O curso Tourism and Sustainable Water Use: Supply, Demand, and Security (Turismo e utilização sustentável da água: oferta, procura e segurança) tem como objetivo fornecer uma compreensão abrangente das questões relacionadas com o uso sustentável da água no setor do turismo.

 

O programa aborda os desafios enfrentados pela indústria do turismo em relação ao fornecimento, procura e segurança da água, para além de oferecer estratégias e soluções para promover a gestão responsável da água no contexto do turismo.

 

Este curso faz parte de uma Pós-graduação com 6 módulos. Caso tenha interessante em participar em algum dos outros módulos, entre em contacto connosco ou consulte a Pós-graduação Sustainable Strategies for Tourism & Hospitality.

Conteúdo do curso

Este curso faz parte de uma Pós-graduação com 6 módulos. Caso tenha interessante em participar em algum dos outros módulos, entre em contacto connosco ou consulte a Pós-graduação Sustainable Strategies for Tourism & Hospitality.

 

Conteúdo deste curso:

  • Eficiência hídrica (conceito);
  • Metodologias de medição, controlo e diminuição do consumo de água;
  • Eficiência energética no uso da água;
  • Sustentabilidade do uso Água – componente ambiental;
  • Sistemas individualizados de tratamento de água;
  • Processos de dessalinização;
  • Sistemas individualizados de tratamento de água residual;
  • Piscinas (tradicionais com sistemas de desinfeção e biológicas);
  • Reabilitação de sistemas de transporte de água com a perspetiva do seu aproveitamento (sistemas de dupla canalização e aproveitamento de águas cinzentas para rega e limpeza).
Objetivos de aprendizagem

A água desempenha um papel fundamental no fornecimento de serviços e comodidades aos turistas. A qualidade e a disponibilidade adequada de água são fatores decisivos para que os turistas se sintam confortáveis e desfrutem da sua estadia. Por isso, é crucial lembrar que a água é um recurso finito e vulnerável, identificando a pressão sobre os recursos hídricos locais, especialmente em destinos populares.

 

O aumento do consumo de água, a poluição e as mudanças climáticas representam ameaças significativas para a disponibilidade e a qualidade da água em muitas áreas turísticas. Portanto, é fundamental adotar práticas sustentáveis e responsáveis para proteger e preservar os recursos hídricos, garantindo a sua disponibilidade a longo prazo.

 

Com este curso pretende-se capacitar os participantes a identificar, caracterizar e solucionar os principais problemas relacionados com o uso da água no turismo de forma sustentável. Isso envolve a compreensão dos riscos e impactos do uso inadequado da água, a identificação de soluções para a gestão eficiente da água em destinos turísticos, bem como a procura de novas origens, para além da garantia da segurança hídrica para as comunidades locais.

Perfil dos Participantes

Este curso é adequado a profissionais que desempenham papéis de liderança, gestão ou tomada de decisão em organizações do setor do turismo. Os participantes podem vir de diferentes áreas, como:

  • Gestores de hotelaria: Gestores gerais, gestores de operações hoteleiras, gestores de alimentos e bebidas, gestores de serviços de limpeza e outros profissionais que atuam em hotéis, resorts e pousadas.
  • Profissionais de turismo sustentável;
  • Profissionais envolvidos no desenvolvimento e promoção do turismo sustentável;
  • Profissionais de eventos: Organizadores de eventos, coordenadores de conferências e profissionais envolvidos na gestão de eventos e feiras no setor do turismo.
Coordenação do Programa
Rita Maurício

Investigadora e Professora Associada NOVA FCT

Doutorada em Engenharia Sanitária pela NOVA, Mestre e Licenciada em Engenharia do Ambiente pela NOVA FCT.

Atualmente é Professora Associada no DCEA, Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da NOVA FCT, onde colabora na lecionação de disciplinas nas áreas do abastecimento e tratamento de água, da drenagem e tratamento de águas residuais, dos sistemas urbanos nas cidades, da monitorização aquática e das técnicas laboratoriais em ambiente.

É membro eleito do Conselho do Departamento.

Desenvolve investigação no CENSE, Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da NOVA FCT, com interesse particular na otimização dos sistemas de tratamento, nos sistemas avançados de tratamento de águas residuais e nos compostos emergentes. Tem coordenado e participado em diversos projetos de investigação financiados, tendo também já coordenado (PI) candidaturas a projetos da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Participou em diversos estudos e projetos de prestação de serviços desenvolvidos pelo DCEA NOVA FCT para organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Ao longo do seu percurso, prestou especial atenção à divulgação de resultados do seu trabalho, através de publicações científicas, participação em congressos nacionais e internacionais e na apresentação de duas patentes, num esforço de contribuição para a resolução dos desafios societais da atualidade. As áreas de investigação científica suportam a sua atividade docente na medida em que as áreas do conhecimento coincidem ou se cruzam, alicerçando-se uma na outra, procurando uma harmonia e coerência nas atividades e funções que desempenha.

Integra como membro efetivo o European Committee for Standardization: Brussels, BE, como especialista nas áreas no tratamento de águas residuais.

Download Brochura Candidatura

© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by