Cofinanciado por:
Novembro 2024
5 semanas
B-learning
300€ (jovens) 500€
A nossa principal forma de comunicação usa o som: falamos, ouvimos, dizemos, escutamos, sussurramos, gritamos, cantamos, fazemos ouvidos de mercador ou somos todos ouvidos.
Podemos fechar os olhos, mas a audição está sempre lá – até quando estamos a dormir, ou não ouviríamos o despertador…
Ouvimos – e produzimos – sons de todo o tipo: por vezes um simples falar, outras uma música prazerosa, até mesmo um barulho desagradável.
Produzir som, comunicar com som.
Um silêncio ruidoso. Uma buzina, um chilreio.
Ver com o som? Uma ecografia.
Sentir o som? Música para os meus ouvidos.
Diga?
Neste curso iremos olhar aos sons sob múltiplas perspetivas, desde a mais científica, da anatomia e fisiologia da fala e da audição, à mais aplicada, dos sons no meio ambiente, nos ambientes e na acústica das salas.
Serão convidados professores especialistas com destaque:
Este programa é adequado a uma vasta gama de perfis profissionais com aspirações de carreira no setor do Turismo e Hospitalidade e que queiram entender como é que a ciência e tecnologia podem e estão a alterar as experiências dos clientes e a criar novas oportunidades no setor.
Alguns exemplos:
Professora Auxiliar, NOVA FCT
Isabel Catarino é professora auxiliar no departamento de Física da NOVA FCT, tendo coordenado o Mestrado Integrado em Engenharia Física durante mais de seis anos.
Tem doutoramento em engenharia física pela Universidade Nova de Lisboa (2002), tendo investido na engenharia criogénica como área principal em I&D. Das aplicações de criogenia para instrumentação espacial e gestão energética tem vindo a converter-se em aplicações terrestres da criogenia para aplicações em redes de energia e, colateralmente, em estudos de integração de fontes renováveis para a transição energética.
Foi bolseira no “Service des Basses Températures” do “Commissariat a l’Energie Atomique” (CEA) em Grenoble (França), trabalhando na conceção e otimização de criorrefrigeradores e dispositivos de gestão térmica criogénica.
Em 2009 foi “visiting independent advisor” no Jet Propulsion Laboratory (JPL-NASA/Caltech) e “visitor” na Caltech, na California (EUA), durante um semestre, trabalhando também com dispositivos de gestão térmica criogénica.
As tarefas de gestão académica levaram ao estabelecimento de contactos e colaboração com diversas empresas e laboratórios de estado, nacionais e internacionais, tendo desde então as atividades de I&D passado a ser mais transdisciplinares e focadas na transição energética.
Em 2022 recebeu o 1º prémio de Inovação Pedagógica da Universidade Nova de Lisboa, pelo projeto apresentado no ensino de vibrações e ondas, além de uma menção honrosa devida ao ensino de física experimental.
© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by