2022-08-01
A quem se destina o Programa Executivo Inspiring Tech-Safari?
Spread the love

Num mundo onde tudo acontece num ápice, as inovações tecnológicas parecem, cada vez mais, saídas de livros ou de séries de ficção científica. Por exemplo, a Inteligência Artificial (IA) já pode criar imagens sem intervenção humana e já existem tecnologias na área da saúde em que a intervenção do cirurgião é diminuta. Sem esquecer os exemplos que estão a ser aplicados ao mundo financeiro ou à indústria.

Sabemos que o sector científico e o tecnológico caminham de mãos dadas em busca de soluções, por exemplo, para a indústria e algumas das ferramentas usadas passam pela AI, robótica, a computação quântica, a impressão 3D, etc.. Muitas das tecnologias que vão revolucionar diferentes áreas num futuro próximo estão neste momento a ser desenvolvidas em laboratórios nacionais e internacionais, públicos e privados.

O Programa Inspiring Tech Safari da NOVA FCT

A Nova School of Science &Technology criou um programa para executivos inspirado na forma como as novas tecnologias estão a mudar o mundo. Chama-se Inspiring Tech Safari e tem como coordenadores Cecília Roque e António Grilo, director do centro de investigação UNIDEMI e do programa de doutoramento em Engenharia Industrial.

Durante três dias, os participantes de Inspiring Tech Safari vão conhecer 16 cientistas e investigadores nacionais, e visitar alguns dos laboratórios da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova, com o objectivo de absorver o impacto da ciência e da tecnologia no universo empresarial.

Esta é uma formação cujo objectivo é revelar as actuais tendências tecnológicas que permitirão aos seus destinatários posicionarem-se ou posicionarem as suas empresas num mundo mais abrangente e inovador, permitindo-lhes melhorar a sua liderança, uma vez que terão uma visão de como a tecnologia pode ajudar a melhorar áreas que vão desde o combate às alterações climáticas a outros desafios com que a sociedade se debate como a fome ou as doenças.

Artigo relacionado: Conheça as novas tecnologias que estão a mudar o mundo

O Inspiring Tech Safari é um curso pensado para executivos que estejam abertos ao conhecimento tecnológico e ao que este pode trazer de desafiante ao mundo em que vivemos. A partir da aprendizagem oferecida, estes profissionais poderão compreender melhor o enorme potencial que tem cada uma das tecnologias que serão apresentadas e abranger o nível de maturidade das tecnologias emergentes que estão já a ser aplicadas em start-ups e novas empresas. Ao longo da duração do curso serão apresentados exemplos de aplicações reais e potenciais em vários domínios económicos. E como estas inovações têm impacto nos negócios já existentes.

Perfil dos participantes

Aos mais curiosos e criativos, toda a informação poderá dar ideias para novos produtos ou negócios. Por isso, esta é uma formação pensada para CEO, directores-executivos, empresários e líderes de organizações preocupadas com as ultimas tendências digitais. Homens e mulheres que estejam focados no desenvolvimento digital e tecnológico, bem como numa gestão mais adequada ao futuro.

O programa para executivos não foi pensado apenas para os quadros superiores de empresas atentas às inovações, mas também para os seus quadros intermédios, que tenham aspirações a progredir na carreira, focados no desenvolvimento a que já assistimos. Esta é uma formação interessante também para auditores e consultores, profissionais que precisam de se manter actualizados com o melhor que se está a passar em termos de soluções criadas a pensar nos seus clientes. Por exemplo, ao longo dos três dias, os formandos conhecerão exemplos de start-ups, scale-ups e empresas corporativas que estão já a aplicar algumas destas tecnologias.

Artigo relacionado: Procura novas oportunidades de negócio no mundo da tecnologia?

Como requisitos para fazer esta formação, a Nova School of Science &Technology definiu que os candidatos tenham dez ou mais anos de experiência de trabalho em funções técnicas ou de negócio; que demonstrem capacidade de aprendizagem, adaptação e aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações novas; que sejam pessoas ambiciosas e que aspirem a mais do que carreiras óbvias.

A NOVA FCT

Fundada em 1977, a Nova School of Science &Technology (FCT Nova) é uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas em termos nacionais, mas também europeus. A Nova está em nona posição no QS World University Rankings 2021, entre as universidades fundadas há menos de meio século, sem esquecer que, em Portugal, está na primeira posição no que diz respeito ao reconhecimento da sua excelência em termos de investigação pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Qualquer questão que tenha, em relação a este ou a qualquer outro programa, estamos disponíveis para ajudar.

Ana Rodrigo Gonçalves
Head of Innovation for Corporate Development