Pós-Graduação Rehabilitation of Railway Infrastructures

O curso tem como objetivo proporcionar aos formandos a aquisição de um conjunto de conhecimentos multidisciplinares na área da reabilitação de via-férrea balastrada, tanto a nível teórico quanto prático, enriquecidos por palestras proferidas por oradores com reconhecida experiência nesta área.

 

Em parceria com:

 

 

  • Próxima Data

    A definir

  • Duração

    3 meses/
    2 vezes por semana

  • Formato

    Live online

  • Investimento

    1750€/1500€ *

Pós-Graduação Rehabilitation of Railway Infrastructures
Visão geral

A Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias é uma pós-graduação centrada na formação específica em reabilitação de vias-férreas balastradas. O curso visa fornecer uma formação específica de utilidade para a economia nacional, o que permitirá aos formandos aceder mais facilmente o mercado de trabalho, melhorar sua qualificação no posto de trabalho atual, ou prosseguir com programas de investigação.

O transporte ferroviário enfrenta atualmente vários desafios. A maior parte das linhas existentes está afetada pelo envelhecimento e por fatores climáticos, necessitando, por isso, de intervenções urgentes. Por outro lado, as exigências quanto à sua capacidade de carga estão a aumentar. Por conseguinte, é extremamente importante planear cuidadosamente as medidas de manutenção e reabilitação e otimizar as intervenções de acordo com a sua relação custo-benefício.

 

*INVESTIMENTO

1500€ para inscrições antecipadas até 30 de junho

Conteúdo

O curso inclui nove unidades, das quais cinco são obrigatórias e quatro são opcionais, e irá abordar os seguintes temas:

 

  • Conceitos fundamentais sobre técnicas de inspeção e reabilitação de vias-férreas.
  • Composição da via-férrea, comportamento mecânico das partes integrantes com foco nos materiais granulares.
  • A utilização das ferramentas computacionais, quer nos estudos ligados à simulação do comportamento dinâmico da via-férrea e segurança dos passageiros, quer nos modelos de apoio à decisão, será promovida em várias unidades curriculares.
  • A aposta na utilização de novos materiais, como os geossintéticos, também será abordada.

 

 

Objectivos

O curso tem por objetivo proporcionar uma formação complementar aos atuais Licenciados Pré-Bolonha, ou Mestres Pós-Bolonha. Destaca-se também a utilidade do curso para os alunos que terminem apenas o 1ºciclo do ensino superior nas especialidades de engenharia civil, engenharia mecânica ou outras consideradas afins.

Os formandos deverão adquirir a capacidade de avaliar o estado atual da via-férrea, propor medidas de reabilitação eficientes e eficazes e avaliar o seu valor aditivo em termos de melhoria do desempenho dinâmico da via.

Com a obtenção do certificado serão atribuídos 16 ECTS, desde que o formando obtenha aprovação em cada uma das unidades curriculares obrigatórias e em duas das opcionais.

Perfil dos Participantes

A Pós-graduação em Reabilitação de Infra-estruturas Ferroviárias destina-se a profissionais que pretendam melhorar as suas qualificações actuais nas seguintes áreas:

  • Engenharia Civil
  • Geotecnia
  • Engenharia Mecânica
  • Economia e Gestão
  • Ciências da Engenharia
Coordenação do Programa
Zuzana Dimitrovová

Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da FCT NOVA| NOVA FCT
Investigadora  do IDMEC, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Zuzana Dimitrovová propôs e coordena a pós-graduação em Reabilitação de Infra-estruturas Ferroviárias, que já completou quatro edições bem sucedidas. Licenciou-se em Engenharia Civil (1983, Ing., com distinção) e em Matemática (1990, Mgr.) na Faculty of Civil Engineering of the Czech Technical University e na Faculty of Mathematics and Physics of Charles University em Praga, na República Checa, respetivamente. Concluiu o doutoramento em Engenharia Mecânica (1997) no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Desde 1985 até à atualidade, tem estado envolvida no ensino em quatro instituições diferentes. É autora ou coautora de três teses, um livro de texto e de mais de uma centena de publicações científicas em revistas internacionais, livros e actas de conferências (h-index na Scopus: 14), que juntamente com relatórios e outras publicações completam quase duas centenas de trabalhos; é editora associada do Journal of Vibration Engineering & Technologies e membro do conselho editorial de três outras revistas internacionais; foi presidente de três conferências internacionais, estando outra em preparação; proferiu várias palestras de abertura e foi convidada a integrar numerosos comités científicos e de direção. Participou frequentemente na avaliação de projetos europeus, orientou uma tese de doutoramento e várias teses de mestrado, o que, juntamente com as orientações científicas, totaliza mais de trinta orientações. Os seus atuais interesses de investigação centram-se em estruturas sujeitas a cargas móveis numa perspectiva analítica, mas também incluindo aplicações práticas em dinâmica ferroviária, com um interesse particular na manutenção e reabilitação ferroviárias.

Eduardo Fortunato

Membro do Conselho de Administração e Investigador Principal com Agregação do LNEC,  Professor Catedrático Convidado do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

Eduardo Fortunato obteve a Licenciatura em Engenharia Civil (1991), o Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil (1994), o Mestrado em Gestão de Empresas (2009), o Doutoramento (2005) e a Habilitação em Engenharia Civil (2016). É Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (2020-2024) e Membro do TC202 – Transportation Geotechnics da International Society of Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE). Participou e coordenou quase quarenta projetos de investigação relevantes, nacionais e internacionais. Orientou ou coorientou quatro teses de doutoramento e mais de trinta teses de mestrado; é autor ou coautor de três teses, catorze livros ou capítulos técnicos, quase cinquenta artigos de investigação em revistas indexadas e cerca de cento e cinquenta artigos em conferências; o seu índice h na Scopus é 20. É também autor ou coautor de quase duzentos e cinquenta relatórios técnicos, doze especificações técnicas e recebeu quatro prémios científicos e técnicos. Participou quase trezentas vezes em eventos técnicos e científicos e proferiu quase sessenta palestras. Integrou também oito vezes o júri de teses de doutoramento e quase cinquenta vezes o de teses de mestrado. Os seus atuais interesses de investigação são: Infra-estruturas de transporte (conceção, construção, renovação, caraterização, monitorização, modelação e análise do comportamento); Modelação física e numérica do comportamento mecânico de geomateriais; Caracterização laboratorial e in situ de geomateriais e Gestão de ativos.

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