Pós-Graduação Business Strategies with Data Science

Potencie as suas decisões com dados. Desbloqueie o poder dos dados. Transforme as decisões da sua empresa com o poder da ciência de dados! Desbloqueie insights valiosos, promova inovação estratégica e lidere com propósito e transforme o futuro da sua empresa, com a Pós-Graduação Business Strategies with Data Science.

Outubro 2024

B-Learning/ Pós- Laboral

Pós-Graduação Business Strategies with Data Science

A Pós-Graduação Business Strategies with Data Science, oferecida pela prestigiada Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, é projetada para capacitar profissionais a integrar estratégias empresariais com ciência de dados, sem a necessidade de conhecimentos avançados de programação, nomeadamente:

-Integração de Dados e Estratégias Empresariais

-Hands-On com Projetos Reais

-Domínio de Estatísticas Descritivas

-Competências de Visualização de Dados

-Técnicas Avançadas de Análise de Dados

-Machine Learning para Negócios

Este curso é ideal para gestores, analistas de dados, profissionais de marketing e vendas, empreendedores, consultores e funcionários do setor público que desejam utilizar a ciência de dados para impulsionar suas estratégias empresariais de maneira eficiente e sem a necessidade de programação.

Conteúdo

O curso inicia-se com um módulo sobre os fundamentos do design de projetos, proporcionando uma base sólida para a execução de projetos de ciência de dados. Falaremos de estruturação de projetos, definição de objetivos, metodologia e ferramentas de gestão de projetos.

Trabalhamos Estatística Descritiva e Inferencial, Advanced Data Analysis, Machine Learning for Business e Business Strategy and Data Integration.

E por fim o projeto de fim de curso, que ajuda a estruturar o programa, decorre ao longo do mesmo. Visa colocar em prática os conhecimentos adquiridos e estimular o trabalho em equipa.

•  Dotar os alunos de conhecimentos para integrar estratégias de negócio

• Conceber e executar projetos alinhados com as metas de negócio

• Fornecer uma base sólida em estatística descritiva e inferencial para interpretar dados empresariais

• Desenvolver competências em visualização de dados

• Aplicar modelos para resolver problemas de negócio do mundo real

Este curso fornece as ferramentas e os conhecimentos necessários para aproveitar o poder da ciência de dados para a tomada de decisões estratégicas, tornando-o adequado para todos os que procuram:

• Melhorar a sua literacia em dados e competências analíticas sem a necessidade de escrever código
  • Integrar abordagens baseadas em dados nas suas estratégias e operações de negócio
  • Compreender e aplicar as técnicas de ciência de dados aos desafios empresariais do mundo real

O curso é especialmente relevante para:

• Profissionais em funções de gestão
  • Estudantes que pretendam ingressar na área da análise de dados ou ciência de dados
  • Profissionais em funções de marketing, vendas e gestão de clientes
  • Empresários e empreendedores
  • Consultores
  • Profissionais de RH
  • Funcionários dos sectores público e social
Isabel Gomes

Professora Associada, NOVA FCT

Isabel Gomes é Professora Associada no Departamento de Matemática da NOVA Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA FCT) e investigadora no centro de investigação NOVA Math da NOVA FCT.

A sua investigação foca-se na modelação de otimização linear e meta-heurísticas. Desenvolveu modelos de otimização para resolver problemas práticos na gestão logística, como o roteamento de recolha de resíduos, o planeamento e a conceção da cadeia de abastecimento, a localização de instalações e a logística de cuidados sociais.

Ela possui um doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade Técnica de Lisboa, onde abordou a conceção e o planeamento de cadeias de abastecimento de ciclo fechado. Tem estado envolvida em vários programas educativos na NOVA FCT, desde os ciclos de estudos de licenciatura até ao doutoramento, e é a ex-coordenadora do Mestrado em Matemática e Aplicações da NOVA FCT.

Diogo Ribeiro Santos

Senior Teaching Fellow em Finanças na AESE Business School

Diogo Ribeiro Santos é académico e consultor, com uma vasta experiência em finanças, gestão e ciência de dados. Atualmente é Professor Auxiliar na Universidade Europeia, onde leciona Estatística, Estudos de Mercado, Métodos de Previsão e Análise de Dados. É doutorado em Gestão pela Universidade Europeia e está a frequentar o doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação no ISCTE-IUL. Além disso, concluiu uma pós-graduação em Enterprise Data Science and Analytics pela Nova IMS.

É Senior Teaching Fellow em Finanças na AESE Business School, e já ocupou os cargos de Senior Partner e Administrador Financeiro na Insight Venture – Sociedade de Capital de Risco, CEO da Sixt Rent-a-Car Portugal, CFO da Navalrocha, SA e vice-presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. A sua experiência abrange a avaliação de empresas, fusões e aquisições, captação de capital e reestruturação de empresas

Os seus interesses de investigação actuais incluem processamento de linguagem natural e aplicações de inteligência artificial generativa, e utilização de LLM em contexto empresarial.