Gamification para Equipas de Alta Performance e Liderança

Uma imersão prática no poder do jogo aplicado à liderança e ao desempenho coletivo. Este módulo revela como a gamificação pode fortalecer a coesão, inspirar propósito e transformar equipas comuns em equipas de elite, motivadas, criativas e alinhadas em torno de objetivos partilhados.

 

Em parceria com:

 

  • Próxima Data

    5 dezembro 2025

  • Duração

    2 semanas – (8h) uma vez por semana

  • Formato

    Presencial

  • Investimento

    400€

Gamification para Equipas de Alta Performance e Liderança
Visão geral

O módulo “Gamification para Equipas de Alta Performance e Liderança” explora como o design de jogos e a psicologia da motivação podem transformar o modo como equipas colaboram, aprendem e superam desafios. Aqui, a gamificação é aplicada à liderança e ao desempenho coletivo, criando contextos onde o propósito partilhado, a confiança e o envolvimento se tornam forças impulsionadoras do sucesso.

Mais do que um conjunto de técnicas, este módulo propõe uma nova forma de pensar a liderança: o líder como game designer de experiências humanas significativas, capaz de desenhar missões que inspiram, sistemas de feedback que sustentam a melhoria contínua e rituais de reconhecimento que fortalecem a cultura da equipa.

Conteúdo

O módulo “Gamification para Equipas de Alta Performance e Liderança” apresenta uma jornada prática e inspiradora sobre como as mecânicas de jogo podem ser aplicadas ao desenvolvimento de equipas e à liderança moderna. Através de uma combinação de teoria, dinâmicas vivenciais e exercícios de design estratégico, os participantes irão compreender como criar ambientes de trabalho onde o envolvimento, a confiança e a superação se tornam hábitos diários.

Com uma abordagem que alia neurociência, psicologia da motivação e frameworks de gamificação, este módulo permite aos participantes identificar bloqueios de performance, potenciar a colaboração e desenhar ecossistemas de equipa que favorecem o fluxo, a autonomia e o propósito partilhado.

 

  • Liderança e Motivação na Era da Experiência
  • Estruturas Gamificadas de Alta Performance
  • Dinâmicas de Cooperação e Competição Saudável
  • Liderança Gamificada e Gestão de Energia da Equipa
  • Comunicação, Narrativa e Propósito
  • Medição e Evolução Contínua
  • Hands-on: Sprint de Liderança Gamificada
Objetivos

Este módulo foi criado para capacitar líderes, gestores e profissionais de equipas a utilizarem os princípios da gamificação para promover o envolvimento, a coesão e o desempenho de forma sustentável. Através de frameworks de motivação, jogos colaborativos e metodologias práticas, os participantes aprenderão a transformar equipas comuns em equipas de alta performance, motivadas por propósito, alinhadas por objetivos claros e movidas pela energia do desafio partilhado.

 

  • Compreender os fundamentos psicológicos da motivação intrínseca e do envolvimento em contexto de equipa.
  • Aplicar mecânicas de jogo (feedback, progressão, desafios, recompensas) ao desenvolvimento de equipas e à liderança.
  • Desenhar sistemas de performance gamificados que promovam foco, cooperação e melhoria contínua.
  • Explorar estratégias de liderança inspiradas no design de jogos, colocar o líder como criador de experiências e facilitador de crescimento.
  • Gerir a energia e a motivação das equipas em ciclos de alta exigência, prevenindo a fadiga e mantendo o propósito coletivo.
  • Implementar rituais de reconhecimento e celebração que reforcem o sentido de pertença e a cultura de excelência.
  • Prototipar um modelo gamificado de desenvolvimento de equipas, aplicável ao contexto profissional de cada participante.

 

Este módulo oferece um conjunto de ferramentas práticas e inspiradoras para líderes que desejam conduzir as suas equipas ao próximo nível, onde desempenho e envolvimento caminham lado a lado.

Perfil dos Participantes

Este módulo destina-se a líderes, gestores e profissionais que procuram elevar o desempenho coletivo das suas equipas através de estratégias de motivação, propósito e envolvimento sustentado. É especialmente indicado para quem quer aplicar a gamificação como ferramenta de liderança moderna, capaz de inspirar, unir e transformar equipas em comunidades de alta performance.

 

  • Diretores, gestores e líderes de equipa que desejam potenciar a motivação, a coesão e o desempenho dos seus colaboradores através de novas metodologias de liderança.
  • Gestores de projeto, scrum masters e agile coaches interessados em aplicar frameworks de gamificação para reforçar foco, autonomia e colaboração nas equipas.
  • Responsáveis de Recursos Humanos, People & Culture e Learning & Development que procuram desenhar programas de liderança e performance com impacto mensurável.
  • Coaches, formadores e facilitadores que pretendem incorporar técnicas de gamificação no desenvolvimento de competências interpessoais e de liderança.
  • Executivos e empreendedores que lideram equipas em contextos de crescimento rápido ou transformação digital e querem sustentar o envolvimento em ciclos de alta exigência.
  • Consultores de cultura organizacional e inovação que desenvolvem estratégias de transformação baseadas em envolvimento e propósito partilhado.
  • Líderes emergentes e profissionais em progressão de carreira que aspiram liderar com autenticidade, inspirar pelo exemplo e criar equipas unidas por uma visão comum.
Coordenação do Programa
Rui Cordeiro

Fundador e Khan Guru – Crazy Sardine

Inovação é o meu Parque de Diversões. Há mais de três décadas que me dedico à criação de experiências lúdicas, desde o universo dos videojogos até à aplicação prática de estratégias de gamificação em diferentes contextos.

Colaborei com empresas como a Activision/Blizzard, Gameloft, 2K Games e SONY Europe, onde como designer de jogos, aprofundei em simultâneo o estudo de como o design de jogos pode inspirar soluções motivadoras e eficazes na educação, no envolvimento de equipas, na fidelização de clientes ou em qualquer outro ambiente corporativo ou societal.

Nos últimos 6 anos, na Worten, desenvolvi frameworks de inovação e produtos destinados a motivar, fidelizar e envolver colaboradores e consumidores.

Sou um early adopter da GenAI, tendo criado o framework Generative Storytelling (GEST), que utiliza as mais recentes tecnologias de IA generativa para amplificar a criatividade humana. Acredito na cocriação: a IA expande possibilidades, gera novas ideias e personaliza experiências imersivas e impactantes, capazes de envolver as audiências de forma profunda.

Na Pós-Graduação em Gamification, o meu objetivo é partilhar esta visão e experiência, ajudando cada participante a desenhar projetos transformadores, onde o lúdico e a inovação se tornam aliados estratégicos para resultados memoráveis.

Vamos juntos construir o futuro — uma experiência épica de cada vez.

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