A comunicação é fundamental para o sucesso das políticas públicas, estratégias, planos e projetos. A comunicação estratégica reforça a identidade, cultura e valores; posiciona e promove uma imagem diferenciadora; informa, divulga e dá a conhecer; sensibiliza, inspira, mobiliza pessoas e organizações – cria e fortalece relações. A comunicação estratégica e as estratégias de comunicação são vitais para as organizações – o que não se comunica não existe; valor não comunicado é valor perdido; onde existe valor e inovação, tem de existir comunicação.
Fevereiro 2026
B-Learning/ Pós- Laboral
900€
O curso Comunicação estratégica e estratégias de comunicação sustentável, identifica e caracteriza a importância da comunicação – para o sucesso de uma política pública, estratégia, plano ou projeto. Como ponto de partida, diferencia comunicação estratégica e estratégias de comunicação.
A comunicação estratégica apoia o alcance de objetivos organizacionais ou institucionais. Alinha a comunicação aos valores, à missão e às metas de uma organização, utilizando os canais, linguagens e abordagens adequadas para comunicar com públicos-alvo amplos. Posiciona, fortalece a reputação, promove envolvimento, compromisso e motivação.
As estratégias de comunicação sustentável promovem práticas comunicacionais alinhadas à sustentabilidade ambiental, social, económica e cultural, mobilizando públicos em torno de temas sustentáveis, respeitando princípios éticos e de transparência.
Este curso faz parte de uma Pós-graduação com sete módulos. Caso tenha interessante em participar em algum dos outros módulos, entre em contacto connosco ou consulte a Pós-graduação Economia Azul Sustentável e Regenerativa.
Conteúdo deste curso:
O curso Comunicação estratégica e estratégias de comunicação sustentável tem como objetivo sensibilizar para a importância da comunicação e para o seu caráter prioritário e fundamental, capacitando os participantes com ferramentas para desenvolverem estratégias e planos de comunicação sustentável.
A comunicação estratégica deve assegurar que todos comunicam de forma harmoniosa a “uma só voz”, integrada e consistente, contando a mesma e única história a públicos amplos, suportando a estratégia única da organização e com uma perspectiva de longo prazo, mais proativa e menos reativa.
As entidades e organizações que atuam – ou que pretendem alterar o seu posicionamento e desempenho em termos de sustentabilidade – devem alinhar toda a sua comunicação (marca, publicidade, ações institucionais, cultura interna) a esse direcionamento.
A operacionalização da comunicação estratégica realiza-se através da implementação de estratégias de comunicação, as quais definem e implementam táticas e ações específicas, para atingir objetivos previamente determinados.
Esta Pós-graduação dirige-se a todas as pessoas e organizações, que pretendam aproveitar as oportunidades de valorização profissional e organizacional, que a economia azul sustentável e regenerativa oferece.
É particularmente relevante para:
Organizações:
Empresas públicas e privadas; municípios; gabinetes de estratégia; associações; sociedades de advogados; organizações não governamentais (ONG); fundos de investimento; instituições de ensino; órgãos de imprensa.
Profissionais do setor público:
Administradores, executivos de Câmaras Municipais; assessores; diretores de departamento; técnicos superiores; investigadores; professores.
Profissionais do setor privado:
Administradores; executivos; gestores; responsáveis de planeamento; investidores; consultores; advogados; investigadores; professores; jornalistas; empreendedores.
Estudantes e investigadores:
Ensino superior, incluindo licenciaturas; pós-graduações; mestrados; doutoramentos.
Fundador e CEO do Centro de Competência em Economia Azul (C2EA)
Álvaro Sardinha é formador e consultor internacional, especialista em economia azul e desenvolvimento sustentável e regenerativo, fundador e CEO do Centro de Competência em Economia Azul (C2EA).
Mestre em Direito e Economia do Mar: a Governação do Mar, com mérito, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL). Concluiu a pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital, na Universidade de Lisboa. Concluiu a pós-graduação em Estratégias Sustentáveis para o Turismo e Hotelaria, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT). É licenciado em engenharia marítima (ENIDH).
Do seu trabalho recente, destaca-se a autoria do Plano de Ação INOVSEA (Inovação e Competitividade na Economia do Mar das Regiões Costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego); a autoria da Estratégia de Inovação e Formação em Energias e Tecnologias Oceânicas; e a colaboração em projetos desenvolvidos em Angola, Brasil e Timor-Leste.
Acumula vasta experiência profissional e em empreendedorismo, sendo o fundador e coordenador de eventos de desenvolvimento da economia azul – a Feira de Emprego e Carreiras Azuis; e a FINA Feira de Inovação e Negócios Azuis.
First Name
Last Name
Email Address
Mobile Phone
YES, would like to receive emails about NOVA School of Science & Technology Executive Programs
© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by