Espera-se que o sector da saúde seja o segmento de crescimento mais rápido do mercado da impressão 3D, uma vez que as inovações são integradas em especializações.
Cofinanciado por:
Novembro 2023
5 dias + Projeto
Presencial
Cada paciente é único. E cada cirurgia precisa de uma abordagem única.
Desde a visualização da anatomia humana em 3D até à realização de um modelo impresso em 3D de um coração, estamos cada vez mais perto de fornecer cuidados específicos e personalizados para todos.
As impressoras 3D produziram osso, tecido pulmonar e cartilagem utilizados para construir orelhas. Têm sido utilizadas para criar andaimes de tecido duro, tais como meniscos de joelho e discos intervertebrais, e pele viva para ajudar a tratar e curar queimaduras graves e úlceras crónicas, bem como para testes cosméticos. Uma empresa americana, Organovo, está mesmo a imprimir tecido hepático e renal para testar novos medicamentos antes de estes serem testados em humanos.
A utilização desta tecnologia para prever a resistência mecânica e à tracção, para além de oferecer flexibilidade aos objectos impressos em 3D, aumentaria a sua aplicabilidade em novas aplicações de cuidados de saúde.
A inovação de produtos e o aumento das aplicações da impressão em 3D em aplicações de cuidados de saúde são os principais factores, que impulsionam ainda mais o crescimento do mercado.
O curso de Impressão 3D para a saúde: do problema à solução, foca-se em estratégias rápidas e muito práticas desde a aquisição de dados, passando pelo desenvolvimento do modelo, preparação do modelo para impressão e pós processamento.
O curso apresenta um cariz predominantemente prático, com uma pequena componente teórica, bem como a realização de um projeto.
A componente teórica apresentará os fundamentos essenciais da impressão 3D e as principais variantes, bem como as metodologias existentes na impressão 3D comuns a várias áreas da saúde.
A componente prática envolve o uso de software de modelação tridimensional, a utilização de scanners 3D e a transformação de ficheiro DICOM em ficheiros passíveis de serem impressos.
Destina-se àqueles que desejam iniciar ou melhorar a sua prática tanto clínica como pedagogicamente – desenvolvendo competências em Additive Manufacturing (impressão 3D) aplicadas a diferentes áreas da saúde, nomeadamente reabilitação, reumatologia, cirurgia ortopédica e odontologia.
Alguns exemplos de participantes são:
Professora Auxiliar e Investigadora NOVA FCT
Claúdia Quaresma, Terapeuta Ocupacional, tem o doutoramento em Engenharia Biomédica e é Professora Auxiliar NOVA School of Science and Technology – NOVA FCT e é membro efectivo do Centro de Investigação LIBPhys. Atualmente, é membro do Conselho Científico da NOVA FCT, da Comissão Executiva do Departamento de Física da NOVA FCT e do Conselho de Avaliação e Qualidade do IPBeja como membro externo.
É, igualmente, coordenadora do 3D Printing Center for Health e Editora Convidada da revista International Journal of Environmental Research and Public Health/- Special Issue sob o tema Frontiers in Patient Rehabilitation and Technology, autor de artigos científicos e capítulos de livros, é titular de patentes, colaborou, como membro do conselho editorial e/ou revisor, de revistas internacionais de renome internacional, e tem sido membro de várias Comissões de Conferências Científicas. Nos últimos 5 anos coordenou cerca de 20 projetos em parceria com hospitais e empresas e tem 12 prémios científicos, pedagógicos e de inovação.
As suas áreas científicas de investigação estão relacionadas com a biomecânica e o desenvolvimento de novas tecnologias com especial enfoque na reabilitação.
Helena Canhão é Professora Titular de Medicina, Faculdade de Medicina Nova e Professora Convidada de Epidemiologia, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa, Portugal.
Coordenador do Centro de Investigação Integral em Saúde (CHRC) e Chefe da Unidade EpiDoC (Unidade de Epidemiologia das Doenças Crónicas), NMS, UNL. Líder e Director Médico, Inovação dos Pacientes. Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia.
Helena é médica, doutorada e de Habilitação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Tem um Mestrado em Ciências Médicas (Investigação Clínica) pela Faculdade de Medicina de Harvard, Universidade de Harvard, Boston, EUA. É também consultora sénior de reumatologia (CHULC-Hospital Curry Cabral).
Presidente do Conselho Consultivo de Valor para a Saúde CoLab, Presidente do Conselho Consultivo da AICIB, e Comissário da CIENCIA 2020. É membro do Conselho da Universidade de Lisboa da NOVA, e membro do Conselho da Escola de Medicina da NOVA.
Professor Auxiliar
da NOVA FCT
Bruno Soares, tem Doutoramento em “Leaders for Technological Industries” ao abrigo do programa MIT-PORTUGAL, e é Professor Auxiliar NOVA School of Science and Technology – NOVA FCT. É, ainda, membro integrado do UNIDEMI “Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica e Industrial.
Bruno é responsável pelo Laboratório de Impressão 3D e Engenharia inversa e sub-coordenador do 3D Printing Center for Health. Autor de artigos científicos e capítulos de livros, é regularmente convidado como revisor de revistas internacionais de renome internacional e tem sido membro de várias Comissões de Conferências Científicas.
As suas áreas científicas de investigação estão relacionadas com a impressão 3D, modelos de custo e o desenvolvimento de produto, especialmente quando aplicado a soluções médicas.
Ana Rodrigues é investigadora da Unidade EpiDoc no CEDOC, o Centro de Investigação de Doenças Crónicas da Faculdade Nova de Medicina.
É professora assistente nas disciplinas de Reumatologia e Epidemiologia na Nova Faculdade de Medicina. É também chefe da Unidade de Reumatologia do Hospital do Santo Espirito de Angra do Heroísmo.
Licenciou-se em Medicina (Reumatologia) na Faculdade de Medicina de Lisboa, Universidade de Lisboa. Também completou o Curso de Investigação Clínica I e II da Harvard Medical School- Portugal Program, um programa de formação de dois anos sobre investigação clínica.
Concluiu o doutoramento em Medicina, Reumatologia na Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa. A sua investigação centra-se na coorte EpiDoC, um estudo de base populacional sobre doenças crónicas, em particular doenças reumáticas (osteoporose) e envelhecimento. Ela também estuda a utilização das TIC para a promoção da saúde dos idosos.
© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by