Em 2001, num resort de esqui, nas montanhas Wasatch de Utah, EUA, 17 programadores reuniram-se para reflectir sobre as melhores práticas de desenvolvimento de software. Cada um tinha uma formação de programação diferente, mas todos estavam interessados em desenvolver uma nova abordagem para o seu trabalho. Esse encontro traduziu-se no Agile Manifesto, que viria a dar origem à metodologia Agile Project Management. Apesar de ter por base a experiência em desenvolvimento e tecnologia, esta metodologia aplica-se a todas as empresas que tenham como objectivo a gestão e desenvolvimento de projectos.
De volta às montanhas Wasacht, os criadores desta metodologia, no seu manifesto, apresentaram 4 valores:
Em resumo, o que o manifesto defende é que uma equipa, a partir da metodologia Agile, responda rapidamente à mudança ou a sugestões vindas do cliente. Assim, a sua função é a de entrega de trabalho em pequenos incrementos (sprints) e tudo o que vai sendo feito é avaliado em permanência, para que a resposta rápida e eficiente se mantenha, de maneira a entregar valor aos clientes. Por norma, as equipas que trabalham desta forma são mais produtivas, apresentando resultados com maior qualidade. Além disso, lançam mais e melhores produtos de uma maneira célere e dinâmica no mercado, tornando as empresas mais competitivas e rentáveis.
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O manifesto foi revolucionário e a sua mensagem marcou uma mudança de paradigma na gestão empresarial, que vinha do século XX, mais institucional, mais presa a burocracias e modos de trabalhar mais demorados que não se compaginam com as rápidas mudanças que o mercado sofreu. Afinal, esta metodologia nada tem a ver com a ideia de um produto feito para massas, mas sim com um produto personalizado e que responda às necessidades de cada cliente.
A partir do Agile Project Management foram sendo desenvolvidos novos conceitos úteis para a gestão da transformação de negócios e organizações, como:
O mapeamento estratégico permite que a equipa que esteja a desenvolver um projecto tenha uma representação visual que lhe permita alinhar os recursos e capacidades para atingir os seus objectivos estratégicos. Por exemplo, a um nível mais geral, este mapeamento facilita a reflexão sobre as mudanças necessárias às empresas para continuarem a crescer. Ou seja, este mapeamento possibilita melhorar a comunicação porque, através de uma imagem, permite compreender a estratégia que está ou vai ser levada a cabo. Com um mapa estratégico bem definido, cada colaborador pode ver como contribui para o alcance dos objectivos da sua empresa.
São muitos os modelos de negócio que podem ser usados como métricas estratégicas no âmbito do Agile Project Management. O Business Model Framework foi desenvolvido para analisar start-ups e ajudar a potenciar o pensamento criativo. Trata-se de uma ferramenta focada, entre outros aspectos, na proposta de valor e no cliente.
Objectives and Key Results (OKRs) é uma ferramenta de gestão utilizada para definir metas tendo um objectivo concreto (objectives) que é medido por resultados-chave (key results). É uma forma eficaz de definir metas e liderança, de maneira a conseguir transmitir quais são os objectivos a alcançar. Esta ferramenta é usada para estabelecer e implementar estratégias, permitindo acompanhar o progresso, criar um alinhamento e incentivar o engajamento em torno de resultados-chave, que podem ser mensuráveis. Os OKRs podem ser aplicados a vários níveis da empresa – do topo à base e até aos objectivos pessoais de cada colaborador.
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A pós-graduação em Agile Project Management, desenvolvida numa parceria com a Scopphu, uma consultora especializada em formação, mentoria, consultoria e agile people, tem como objectivo a partilha de conhecimentos das diversas práticas e ferramentas do Agile, a pensar em executivos, gestores de projecto, analistas de negócios, administradores de bases de dados, arquitectos de soluções e arquitectos empresariais, assim como project managers e team leaders.
Se pretender saber mais sobre esta formação, teremos todo o gosto em ajudar.
Ana Rodrigo Gonçalves Head of Innovation for Corporate Development
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