2022-08-22
5 vantagens de aplicar a metodologia Lean na sua empresa
Spread the love

A designação metodologia Lean foi criada pelo norte-americano John Krafcik, ligado à indústria automóvel, num artigo intitulado “Triumph of the Lean Production System”, de 1988. Dois anos depois, tornou-se mundialmente conhecida após a publicação do livro A Máquina que Mudou o Mundo, em 1990, resultado de cinco anos de investigação do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Esta metodologia nasceu no Japão, no seio da Toyota, que desenvolveu o “Toyota Production System”, no final da década de 1940. E defende que, se num processo, o tempo ou os recursos humanos e físicos são desperdiçados, é preciso alterá-lo para que tal não aconteça. Portanto, a Metodologia Lean é uma forma de otimizar as pessoas e os recursos da organização com o objetivo de criar valor para o cliente.

Artigo relacionado: No que consiste a Metodologia Lean?

Apesar de a metodologia ter sido criada na indústria automóvel, no final do século XX espalhou-se a outros sectores que estão ligados, direta ou indiretamente, à produção e à venda de serviços. O foco é sempre a satisfação do cliente através de uma gestão eficaz de todos os recursos disponíveis, de forma a que não exista desperdício.

5 vantagens em adotar a metodologia Lean

1. Melhoria contínua

A ideia é que as empresas estão sempre num processo de melhoria constante, através de uma aprendizagem permanente. Para isso, as organizações precisam de conhecer bem os seus clientes e de aprender tudo sobre as suas necessidades, de maneira a eliminar o que os clientes não querem nem precisam, otimizando assim o fluxo de produção.

Apesar de a Metodologia Lean ter como objetivo a eliminação do desperdício, o seu fim último é o de criar valor. E é isso que deve preocupar a empresa.

2. Valorização das pessoas

Esta metodologia exige, por um lado, um método de liderança onde os líderes monitorizem e acompanhem os resultados das suas equipas, disponibilizando informação de maneira a que os trabalhadores saibam, a cada momento, se estão no caminho certo. Por outro lado, é dada mais autonomia às pessoas, assim como formação para se desenvolverem.

A Metodologia Lean dá muita importância à moral das equipas, capacitando os funcionários da empresa com mais responsabilidades e fomentando uma relação baseada na confiança mútua. Daí resulta uma cultura de empresa saudável onde todos estão empenhados na melhoria contínua.

3. Maior adaptabilidade

A Metodologia Lean incentiva que todos, sobretudo os que estão mais diretamente relacionados com a produção ou com a criação de produto, bem como da sua relação com o cliente, tenham uma palavra a dizer, de forma a garantir que a voz de quem faz e do cliente é ouvida.

Ao ouvir as opiniões de todas as partes envolvidas no processo é possível fazer as alterações necessárias na empresa, de forma a evitar o desperdício sem nunca perder o foco no objetivo final: criar valor para o cliente.

4. Aumento da produtividade

O valor é criado inteiramente do ponto de vista do cliente. Aquilo que o cliente está disposto a pagar tem valor, e o resto é considerado desperdício. Isso inclui a forma como o produto é fabricado, o seu prazo de entrega e a qualidade, que precisam ser equilibrados para fixar preços ideais.

Uma consequência direta da eliminação do desperdício é o aumento da produtividade e flexibilidade. Por consequência, da criação de riqueza.

Através da melhoria contínua é possível à empresa obter a flexibilidade necessária para reagir à procura do mercado, de maneira a antecipar as necessidades e conseguir ficar à frente de seus concorrentes.

Artigo relacionado: Procura novas oportunidades de negócio no mundo da tecnologia?

5. Melhoria de resultados

Além do aumento da produtividade e da flexibilidade, o diálogo permanente entre a equipa e o cliente permite ainda diminuir os erros e melhorar a qualidade do produto ou do serviço que a empresa, evitando erros e atrasos.

O controlo da qualidade é primordial, pois estamos a falar de uma metodologia que tem como foco a satisfação do cliente. Se este estiver satisfeito é natural que a organização consiga a sua fidelização. Mas para alcançar um cliente fiel, o produto não deve nunca perder a qualidade.

A Pós-Graduação Lean for Operational Excellence da NOVA FCT

A Nova School of Science & Technology, numa parceria com The Lean Six Sigma Company, criou uma pós-graduação em Lean for Operational Excellence. Trata-se de uma formação para executivos, que tem como objetivo ensinar as melhores práticas da Metodologia Lean.

Com esta pós-graduação, os interessados vão aprender ferramentas e métodos, a partir de aulas teóricas e práticas, para resolver problemas de maneira criativa e criar uma mentalidade sustentável. O programa Lean for Operational Excellence foi estruturada a pensar em profissionais que ocupam posições de relevo nas suas empresas, diretores de produção, de logística, gestores industriais ou de projeto e melhoria contínua.

Como esta formação para executivos é feita numa parceria com The Lean Six Sigma Company, um grupo que nasceu nos Países Baixos e que está presente em 30 países, no final do programa os inscritos terão duas certificações internacionais: a Certificação Internacional de Praticante de Lean e a Certificação Internacional de Líder Lean.

Se pretender saber mais sobre esta pós-graduação entre em contacto com a nossa equipa.

Ana Rodrigo Gonçalves
Head of Innovation for Corporate Development