Pós-graduação “Gastronomic Sciences inspiring Technologies in Tourism & Hospitality”

Food is not just fuel, it’s information. It talks to your DNA and tells it what to do.

Dr. Mark Hyman, physician and author

Cofinanciado por:

  • Próxima Data

    Outubro 2024

  • Duração

    9 meses

  • Formato

    Presencial

  • Investimento

    750€ (jovens) 1.500€

Pós-graduação “Gastronomic Sciences inspiring Technologies in Tourism & Hospitality”
Visão geral

O sector da gastronomia, da nutrição e da restauração está em constante expansão e necessita de profissionais que conheçam as ferramentas de investigação válidas e as apliquem para fazer avançar o sector em qualquer um dos seus planos.

 

A utilização de ferramentas científicas no mundo da gastronomia é cada vez mais necessária para desenvolver novos produtos culinários. A tecnologia e a investigação alimentar exigem igualmente conhecimentos de gastronomia para conceber produtos com as melhores propriedades sensoriais possíveis.

 

Este curso conta com a presença de alguns dos mais reputados Chefs portugueses e muitos outros profissionais do setor que criaram e desenvolvem técnicas e processos cada vez mais inovadores e sustentáveis. Os participantes vão poder especializar-se na gestão e conceção de experiências de Turismo Gastronómico e atuar num sector cada vez mais rico em oportunidades profissionais graças ao crescente interesse pela gastronomia na indústria turística.

Conteúdo

Esta Pós-graduação é composta por cinco unidades curriculares e centra-se principalmente nas novas técnicas e tendências gastronómicas, que cada vez mais atraem turistas, internos e externos, no mercado global.

Os participantes terão ainda a oportunidade de ter aulas e experiências com alguns dos mais reputados Chefs portugueses, entre muitas outras.

 

UC 01: Evolução Culinária: Movimentos e técnicas

UC 02: Serviços de Alimentação: Desenvolvimento de conceitos, menus e pratos

UC 03: Novas técnicas Culinárias I – Texturizantes

UC 04: Novas técnicas Culinárias II

UC 05: O que vamos comer no futuro: Alternativas em desenvolvimento

Principais objetivos

Este curso tem uma componente teórica e prática que irá desafiar os participantes a desenvolver novos produtos ou experiências turísticas únicas com base nas tecnologias emergentes que estão a impactar e a alterar o setor do T&H, utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o programa.

 

Como objetivos globais de aprendizagem pretende-se que os participantes adquiram conhecimentos para:

  • Conceber, posicionar e promover experiências e produtos de Turismo Gastronómico criativos, inovadores e competitivos;
  • Conceber e implementar planos de marketing/turismo do Turismo Gastronómico;
  • Especializar-se no sector do turismo gastronómico, com uma abordagem estratégica de acordo com a realidade do sector e as tendências mais inovadoras.

 


 

Artigos Relacionados:

Perfil dos
Participantes

Esta pós-graduação é adequada a uma vasta gama de perfis profissionais de diversos setores.

Alguns exemplos incluem:

  • Assessoria/consultoria em matéria de gastronomia/turismo
  • Guia gastronómico
  • Adegas e outras indústrias agro-alimentares com departamento de turismo
  • Agências de viagens especializadas em turismo gastronómico
  • Gestor de experiências em hotéis ou cadeias hoteleiras
  • Agências de comunicação gastronómica
  • Formação e investigação em turismo gastronómico
  • Organizações ou indivíduos que organizam Mercados gastronómicos
  • Governos regionais ou empresas públicas de turismo
  • Turismo de viticultura
  • Organizações público-privadas de desenvolvimento do turismo gastronómico
  • Museus, espaços e centros gastronómicos
  • Restauração com vocação turística (restaurantes pop-up, etc.)
  • Sustentabilidade e I+D
Coordenação do Programa
Paulina Mata

Professora Auxiliar, NOVA FCT.

Licenciou-se em 1978 em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico e concluiu o Doutoramento em Química Orgânica em 1989 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL).

Atualmente reformada, foi Professora Auxiliar no Departamento de Química da FCT-UNL. Os seus interesses científicos são nas áreas da Gastronomia Molecular, Estereoquímica e Educação em Química.

Coordena o Mestrado em Ciências Gastronómicas, uma parceria da FCT-UNL e ISA-UL (Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa).

Desde 2001 que se tem dedicado ao desenvolvimento de aplicações tecnológicas da Gastronomia Molecular. Particularmente em aspetos relacionados com a utilização de hidrocolóides, tendo supervisionado diversas teses de mestrado e uma de doutoramento nesta área.

Desde 2005 é membro do Advisory Subcommittee of the Chemical Nomenclature and Structure Representation Division (VIII) da IUPAC.

Desde 2001 tem colaborado com a Ciência Viva. Pertenceu à equipa que desenvolveu “A Cozinha é um Laboratório” – nome genérico dado a um conjunto diversificado de atividades que ligam a cozinha e a ciência.

Escreveu durante 5 anos regularmente na imprensa sobre temas relacionados com cozinha e ciência (Diário de Notícias 2004 – 2007; Intermagazine – Revista Profissional de Hotelaria e Restauração 2005-2008).

Autora de dois livros de divulgação científica usando temas relacionados com cozinha e alimentos: Aprender Ciência de forma divertida e saborosa – Sugestões de experiências para fazer em família, Ciência Viva, 2009 (com versão em inglês): e (em coautoria com M. Guerreiro) A Cozinha é um Laboratório, Fonte da Palavra, Lisboa, 1ª edição, 2009; 2º edição, 2010; 3º edição, 2010.

Participou em vários programas de TV, nomeadamente AB Ciência (Série de 13 programas de divulgação científica) – RTP1, 2010 Magazine de Ciência e Tecnologia – RTP2, 4XCiência – RTP N.

Ana Lourenço

Professora Auxiliar na NOVA FCT

Download Brochura Candidatura

© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by