Legal Tech Management and Innovation Strategy

“In the future, legal technology will not just be about doing old things in new ways; it will be about doing new things that we can only imagine today.”

  • Próxima Data

    Setembro

  • Duração

    1 semana

  • Formato

    Presencial

  • Investimento

    3.000€

Legal Tech Management and Innovation Strategy
Visão geral

A integração da tecnologia no direito não é uma tendência, mas uma mudança importante que os serviços jurídicos e legais têm de adotar. A tecnologia jurídica tornou-se uma ferramenta indispensável num mundo em que o panorama digital está a evoluir rapidamente.

 

A transformação digital pode simplificar processos jurídicos complexos através da redução do tempo gasto em tarefas de rotina assim como pela qualidade do trabalho. Vantagens? Permite que os advogados e profissionais do sector jurídico se concentrem mais nas relações com os clientes e nas decisões estratégicas. Além disso, a tecnologia jurídica permite que mais pessoas tenham acesso a serviços jurídicos, tornando-os económicos e acessíveis.

 

Por isso, compreender e adotar a tecnologia jurídica não é apenas benéfico, mas essencial para qualquer profissional do sector jurídico que pretenda manter-se relevante e eficaz no século XXI.

Conteúdo

Este curso proporcionará uma perspetiva executiva da transformação digital e da inovação do sector jurídico através de palestras com os principais profissionais da tecnologia jurídica e da inovação; estudos de casos reais que proporcionam um conhecimento prático aprofundado e uma rede de contactos com profissionais de todo o mundo, bem como a troca de experiências e conhecimentos.

 

Este curso fornece:

  • as competências necessárias para a liderança de executivos jurídicos num ritmo acelerado de inovações e transformações jurídicas
  • uma abordagem prática sobre como modernizar os serviços e as operações jurídicas, aplicando conhecimentos avançados sobre tecnologias de ponta
  • um conjunto de ferramentas de conhecimento à prova de futuro para melhor utilizar as novas tendências tecnológicas emergentes no sector jurídico sem perder de vista as preocupações éticas, deontológicas e o alinhamento da sustentabilidade (ambiente, social e governação)
Objectivos aprendizagem

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:

 

  • Compreender o atual estado da arte do desenvolvimento da tecnologia jurídica
  • Capacidade de definir estratégias de implementação de inovação e tecnologia jurídica nas suas
  • organizações (e.g. sociedades de advogados, departamentos jurídicos internos, sector público)
  • Gestão do conhecimento e reformulação de processos internos utilizando tecnologia jurídica
  • Definir e implementar a requalificação das competências dos recursos humanos
  • Reforçar a gestão da mudança e a transformação digital e tecnológica

Participants Profile

Quadros e técnicos das áreas da justiça e do direito, com o objetivo de trabalhar no domínio da tecnologia jurídica em escritórios de advogados, empresas de desenvolvimento de software, departamentos jurídicos internos e/ou no sector público. Não é obrigatório, mas será considerado nos fatores de admissão conhecimento prévio de noções básicas de tecnologia jurídica

 

 

Quem deve participar:

  • Top executives
  • Management and middle management
  • Profissionais técnicos
  • Recém-licenciados
Coordenação do Programa
Marisa Monteiro Borsboom

Legal innovation pioneer, Attorney, Vice President of the European Legal tech association, Partner of Inovalegal, Founder and CEO of MQM Legal Center, Co-founder of Dutch legal design lab ect

Marisa Monteiro Borsboom é uma advogada com mais de 20 anos de carreira. Aprovada com distinção na Ordem dos Advogados em 2007, Marisa aventurou-se na advocacia e em 2010 abriu o seu primeiro escritório de advogados no Porto, demonstrando o seu espírito empreendedor.

Em 2012, mudou-se para a Holanda, iniciando uma carreira prolífica e multidisciplinar. Em 2016, fundou o MQM Legal Center, centrado na inovação jurídica e na tecnologia. Pioneira no trabalho remoto e híbrido, co-criou o Inova@legal, um instituto de inovação jurídica e tecnológica em português. Para além das suas actividades jurídicas, Marisa participa ativamente em organizações internacionais, desempenhando funções de liderança e contribuindo para vários projectos.

Marisa é um membro distinto da European Legal Tech Association, onde desempenha o cargo de Vice-Presidente desde dezembro de 2022. O seu compromisso com a inovação é evidente através de iniciativas como o primeiro simpósio de inovação jurídica em Portugal (2019) e o seu papel como embaixadora e directora do capítulo português da ELTA. Em particular, foi curadora da série “Legal Talks 21”, em colaboração com a Inovalegal e a Legal Hackers Porto, trazendo líderes do sector para a linha da frente. Foi também a fundadora do Hague Chpater e continua a ser a sua coordenadora. As suas extensas contribuições estendem-se à publicação do bestseller “Advocacia 4.0” no Brasil, cimentando o seu legado como uma profissional do direito com visão de futuro, dedicada à advocacia, ao empreendedorismo, à educação e à humanização.

É formadora certificada, ministrando cursos práticos para programas de aprendizagem ao longo da vida, e foi professora convidada da Universidade de Ciências Aplicadas de Haia. É oradora frequente em conferências internacionais, estando na linha da frente das tecnologias emergentes e dos desafios societais.

Nuno Cavaco

Professor convidado NOVA FCT

Doutoramento em Competitividade Sustentável, NOVA FCT; Programa de Gestão Executiva, Nyenrode Business Universiteit, Holanda; Mestrado em Transportes e Logística, Instituto Superior Técnico; Pós-Graduação em E-Business, Lisbon School of Economics and Management; Licenciatura em Engenharia Industrial, FCT NOVA

Ao longo do seu percurso profissional e académico, Nuno acumulou competências que respondem aos desafios da chamada dupla transição (transição verde e transformação digital).

Atualmente lidera projetos de transformação digital, concebendo e coordenando a implementação de soluções CRM, Marketing Digital, Ux/Ui, Data Analytics, RPA (Robotic Process Automation) e AI (Inteligência Artificial).

Possui 30 anos de experiência profissional em consultoria empresarial, tendo realizado projetos em diversas áreas como planeamento estratégico e monitorização corporativa, transformação digital e indústria 4.0, sustentabilidade, eficiência operacional e redução de custos, sourcing estratégico e compras eletrónicas,  reestruturação organizacional e gestão de mudança.

Nuno iniciou a sua carreira profissional como consultor na Deloitte, foi Diretor de Unidade em diversas empresas de consultoria, foi sócio fundador da Leadership Business Consulting e Partner na LCG Consulting.

Para além da consultoria, foi Partner da Moneris Innovation Lab e Coordenador do Pilar 2 – Transformação Digital das Empresas e Empreendedorismo da Estrutura de Missão Portugal Digital, onde liderou iniciativas de transformação digital para promover a digitalização das empresas e catalisar a inovação da indústria, especificamente na conceção e criação das redes nacionais de DIH (Digital Innovation Hubs), de Test Beds e de Zonas Livres Tecnológicas (ZLT), bem como o desenvolvimento do modelo de Avaliação da Maturidade Digital e a criação do Sistema Nacional de Certificação da Maturidade Digital (Selos de Maturidade Digital).

 

© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by