Espera-se que o sector da saúde seja o segmento de crescimento mais rápido do mercado da impressão 3D, uma vez que as inovações são integradas em especializações.
Cofinanciado por:
Novembro 2023
5 dias + Projeto
Presencial
Cada paciente é único. E cada cirurgia precisa de uma abordagem única.
Desde a visualização da anatomia humana em 3D até à realização de um modelo impresso em 3D de um coração, estamos cada vez mais perto de fornecer cuidados específicos e personalizados para todos.
As impressoras 3D produziram osso, tecido pulmonar e cartilagem utilizados para construir orelhas. Têm sido utilizadas para criar andaimes de tecido duro, tais como meniscos de joelho e discos intervertebrais, e pele viva para ajudar a tratar e curar queimaduras graves e úlceras crónicas, bem como para testes cosméticos. Uma empresa americana, Organovo, está mesmo a imprimir tecido hepático e renal para testar novos medicamentos antes de estes serem testados em humanos.
A utilização desta tecnologia para prever a resistência mecânica e à tracção, para além de oferecer flexibilidade aos objectos impressos em 3D, aumentaria a sua aplicabilidade em novas aplicações de cuidados de saúde.
A inovação de produtos e o aumento das aplicações da impressão em 3D em aplicações de cuidados de saúde são os principais factores, que impulsionam ainda mais o crescimento do mercado.
O curso de Impressão 3D para a saúde: do problema à solução, foca-se em estratégias rápidas e muito práticas desde a aquisição de dados, passando pelo desenvolvimento do modelo, preparação do modelo para impressão e pós processamento.
O curso apresenta um cariz predominantemente prático, com uma pequena componente teórica, bem como a realização de um projeto.
A componente teórica apresentará os fundamentos essenciais da impressão 3D e as principais variantes, bem como as metodologias existentes na impressão 3D comuns a várias áreas da saúde.
A componente prática envolve o uso de software de modelação tridimensional, a utilização de scanners 3D e a transformação de ficheiro DICOM em ficheiros passíveis de serem impressos.
Destina-se àqueles que desejam iniciar ou melhorar a sua prática tanto clínica como pedagogicamente – desenvolvendo competências em Additive Manufacturing (impressão 3D) aplicadas a diferentes áreas da saúde, nomeadamente reabilitação, reumatologia, cirurgia ortopédica e odontologia.
Alguns exemplos de participantes são:
© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by