A inteligência artificial (IA) e a ciência de dados têm-se tornado pilares fundamentais para o avanço da tecnologia e da sociedade. A inteligência artificial reveste-se de particular importância na automatização de tarefas; na tomada de decisões rápidas e precisas; e nos avanços das ciências da terra e da vida. A ciência de dados potencia a extração de valor da informação; a identificação de padrões e tendências; a tomada de decisões baseadas em evidências; a inovação e competitividade; e a pesquisa científica.
Abril 2026
B-Learning/ Pós- Laboral
900€
O curso Inteligência Artificial e Ciência de Dados na Economia Azul, proporciona uma compreensão abrangente e competências essenciais, para a utilização e implementação de soluções baseadas em dados e inteligência artificial. Os conhecimentos adquiridos têm aplicação na análise de problemas complexos; no desenvolvimento de sistemas inteligentes em ambientes multidisciplinares; e na análise de dados em larga escala, provenientes de redes de sensores, satélites, internet, entre outras.
A inteligência artificial (IA) e a ciência de dados (CD) estão a concretizar uma revolução em todos os setores e na investigação científica. Juntas, permitem extrair e analisar o conhecimento essencial de um enorme volume de dados (Big Data), dando voz sustentada a essa informação. Torna-se, assim, fundamental saber utilizar estas tecnologias de forma eficiente, na análise de dados e na tomada de decisões para o desenvolvimento da economia azul sustentável e regenerativa.
Este curso faz parte de uma Pós-graduação com sete módulos. Caso tenha interessante em participar em algum dos outros módulos, entre em contacto connosco ou consulte a Pós-graduação Economia Azul Sustentável e Regenerativa.
Conteúdo deste curso:
O curso Inteligência Artificial e Ciência de Dados na Economia Azul tem como objetivo capacitar e preparar profissionais – para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da era digital, promovendo a inovação na economia azul sustentável e regenerativa.
A Inteligência artificial e a ciência de dados oferecem um enorme potencial para promover uma economia azul mais sustentável, eficiente e resiliente. Com investimentos em pesquisa, infraestrutura e governança ética, estas tecnologias podem ajudar a preservar os ecossistemas marinhos e, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento económico.
A inteligência artificial e a ciência de dados são particularmente importantes no ordenamento do espaço marítimo; na monitorização, proteção e conservação de ecossistemas marinhos; na pesca sustentável e aquacultura inteligente; no transporte e logística marítima; nas energias renováveis oceânicas; na adaptação e mitigação climática; na bioeconomia e biotecnologia azul; e na vigilância, segurança e proteção da vida, instalações e equipamentos.
Esta Pós-graduação dirige-se a todas as pessoas e organizações, que pretendam aproveitar as oportunidades de valorização profissional e organizacional, que a economia azul sustentável e regenerativa oferece.
É particularmente relevante para:
Organizações:
Empresas públicas e privadas; municípios; gabinetes de estratégia; associações; sociedades de advogados; organizações não governamentais (ONG); fundos de investimento; instituições de ensino; órgãos de imprensa.
Profissionais do setor público:
Administradores, executivos de Câmaras Municipais; assessores; diretores de departamento; técnicos superiores; investigadores; professores.
Profissionais do setor privado:
Administradores; executivos; gestores; responsáveis de planeamento; investidores; consultores; advogados; investigadores; professores; jornalistas; empreendedores.
Estudantes e investigadores:
Ensino superior, incluindo licenciaturas; pós-graduações; mestrados; doutoramentos.
Fundador e CEO do Centro de Competência em Economia Azul (C2EA)
Álvaro Sardinha é formador e consultor internacional, especialista em economia azul e desenvolvimento sustentável e regenerativo, fundador e CEO do Centro de Competência em Economia Azul (C2EA).
Mestre em Direito e Economia do Mar: a Governação do Mar, com mérito, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL). Concluiu a pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital, na Universidade de Lisboa. Concluiu a pós-graduação em Estratégias Sustentáveis para o Turismo e Hotelaria, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT). É licenciado em engenharia marítima (ENIDH).
Do seu trabalho recente, destaca-se a autoria do Plano de Ação INOVSEA (Inovação e Competitividade na Economia do Mar das Regiões Costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego); a autoria da Estratégia de Inovação e Formação em Energias e Tecnologias Oceânicas; e a colaboração em projetos desenvolvidos em Angola, Brasil e Timor-Leste.
Acumula vasta experiência profissional e em empreendedorismo, sendo o fundador e coordenador de eventos de desenvolvimento da economia azul – a Feira de Emprego e Carreiras Azuis; e a FINA Feira de Inovação e Negócios Azuis.
© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by