“In Portugal, a survey of digitalisation take-up in tourism showed that a lack of skills in the existing workforce was seen by three in four firms as a constraint to making investments in digital systems and tools.”
Cofinanciado por:
Janeiro 2024
5 semanas
Presencial
500€ (jovens) 800€
De acordo com o relatório da OCDE Preparing the Tourism Workforce for the Digital Future, a adoção da digitalização em todo o ecossistema turístico ajudará a impulsionar a capacidade das empresas para criar resiliência numa era pós-COVID-19, o que implica a necessidade de explorar as oportunidades que a digitalização abre para o marketing, o desenvolvimento de produtos e destinos, bem como o investimento em capital humano e competências para reter e desenvolver uma mão-de-obra qualificada.
Utilizar o software de produtividade Office é hoje uma competência básica para os profissionais de Turismo e Hospitalidade, sobretudo quando cerca de 85% das empresas que operam no setor são PME (OECD Tourism Trends and Policies, 2020).
Com uma metodologia Learn by Doing, são abordados alguns dos desafios mais significativos dos gestores de Turismo e Hospitalidade, com a apresentação e resolução de diversos exercícios e casos de estudo, que demonstram a utilização eficaz do software de produtividade Office.
Apresentação das aplicações Office, PDF e Google Workspace.
Criação passo-a-passo de um documento de proposta de viagem, viagem personalizado, orçamento de viagem, apresentação de vendas, tratamento e análise de dados, gestão do ciclo de vida do colaborador, afetação de recursos, pedidos de manutenção.
Análise de 6 casos de estudo relacionados com Gestão de reservas de hotel, Gestão de eventos, Análise de dados de vendas de pacotes turísticos, Elaboração de relatórios de desempenho, Análise de dados de feedback dos clientes e Elaboração de um relatório de análise de mercado.
Com a formação de executivos Effective use of Office Productivity Software in T&H pretende-se que os profissionais de turismo desenvolvam competências de resolução dos problemas mais frequentes com que são confrontados no exercício das suas funções, através da utilização eficaz do software de produtividade Office.
No final desta ação os participantes deverão:
Os participantes nesta ação devem atuar no setor do turismo e hospitalidade em funções em que seja solicitada a utilização de software Office. Devem possuir experiência suficiente no setor, que lhes facilite a identificação e compreensão dos problemas e desafios de gestão existentes. Quanto mais experiência neste tipo de funções o formando possuir, mais benefícios conseguirá extrair com a frequência desta ação.
Os participantes devem possuir, pelo menos, conhecimento básico na utilização do software de produtividade Office, Word, Excel, Outlook, PowerPoint.
Limitado a quotas, poderão ser aceites formandos em fase de transição de carreira que procurem oportunidades em funções de gestão em Turismo e Hospitalidade, desde que demonstrem experiência suficiente em contexto de gestão e utilização de software Office.
Gestor de Projetos, Gestor de Formação, Formador e Docente Universitário . Fundador da newDATAmagazine®️
Na sua primeira experiência de trabalho como repositor num supermercado da família, percebeu desde logo uma enorme ligação às áreas da gestão e a tudo quanto significasse planeamento, organização, procedimentos, critério, lógica…
Ainda a frequentar a licenciatura, em 1992, tomou a iniciativa de constituição da sua primeira empresa que se dedicou à importação e distribuição de materiais desportivos e à venda ao público de roupa, calçado e acessórios desportivos. Em 1997 assume a função de diretor financeiro de uma empresa de comércio internacional e em 1999 a função de diretor geral de um centro de fitness.
Entre 2002 e 2012 assumiu a função de gestor de projetos nas áreas de Gestão, Internet, Marketing, Comunicação, Design e Multimédia, com implementação em clientes das mais diversas indústrias em B2B e B2C, que lhe permitiu tomar contacto com realidades muito distintas e desenvolver uma excelente capacidade de resolução de problemas, utilizando criatividade e capacidade de adaptação, como líder e também como membro de equipas.
Exerce desde 2012 como consultor de gestão, ajudando empresas a otimizar e reestruturar departamentos e áreas funcionais, principalmente nos processos de Gestão Geral, Tecnologia, Estratégia, Comercial, Marketing e Entrega de Produtos/Serviços.
Em paralelo com a ocupação empresarial, assumiu ao longo dos anos vários cargos no setor associativo onde exerceu funções nas áreas da gestão, marketing, eventos e projetos. É também nestas áreas que exerce como formador desde 1994, e a partir de 2013, como coordenador pedagógico. Hoje exerce como formador, coordenador pedagógico e professor universitário.
O seu imenso gosto pela aprendizagem contínua motivou-o a procurar mais conhecimentos e a frequentar múltiplos cursos de formação a diferentes níveis, acumulando hoje, para além de mais de uma dezena de formações profissionais e certificações, uma licenciatura, dois títulos de mestre, um mestrado executivo e uma pós-graduação. Frequenta atualmente um doutoramento em Gestão.
A vontade de retribuir à comunidade e a sua mentalidade de partilha levaram-no a fundar a newDATAmagazine®, uma revista orientada para o conhecimento, orgulhosamente pertencente à Economia Cultural e Criativa, na qual é hoje editor, e onde coordena a produção mensal de cada edição (gestão de parcerias, planeamento, redação, revisão, edição, publicação e comunicação, coordenação do design e layout da revista, produção informática, publicação online, website e comunicação).
“Show, don’t tell!”, “Walk the talk!”, “Get things done!” e “Sharing is learning!” são os quatro princípios que orientam a sua atuação profissional.
© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by