A água é vida e suporte fundamental da economia azul sustentável e regenerativa, sendo absolutamente prioritário assegurar um ciclo de água funcional e resiliente. A água está indissociavelmente ligada aos quatro pilares do desenvolvimento sustentável (ambiental, social, cultural e económico), apresentando estreitas ligações com o clima, a energia, as cidades, o ambiente, a segurança alimentar, a pobreza, a saúde, entre outros temas.
Novembro de 2025
B-Learning/ Pós- Laboral
900€
O curso Circularidade da Água, Segurança Hídrica, Poluição e Escassez de Água, revela e sustenta a importância da água para o planeta e para as pessoas, afirmando-a como pilar fundamental da economia azul sustentável e regenerativa.
A água é essencial para o progresso e futuro da sociedade humana. A produção de alimentos, a geração de eletricidade, a saúde, o turismo e a indústria, entre outras atividades, dependem de água. Porém, as populações estão a crescer, a agricultura e a indústria estão a consumir mais água, a poluição aumenta em todas as suas formas, e os efeitos das alterações climáticas estão a agravar-se.
Sem um ciclo de água funcional e resiliente, a saúde humana e a integridade ambiental estarão ameaçadas. É, assim, fundamental assegurar a sua saúde e disponibilidade.
Este curso faz parte de uma Pós-graduação com sete módulos. Caso tenha interessante em participar em algum dos outros módulos, entre em contacto connosco ou consulte a Pós-graduação Economia Azul Sustentável e Regenerativa.
Conteúdo deste curso:
O curso Circularidade da Água, Segurança Hídrica, Poluição e Escassez de Água tem como objetivo capacitar os participantes a identificar, caracterizar e solucionar os principais problemas relacionados com o uso da água, promovendo a sua utilização de forma sustentável e regenerativa.
A segurança hídrica constitui um gigante desafio em todo o mundo, exigindo um diferenciado conjunto de respostas e o envolvimento de governos e comunidades.
A correta governação da água é particularmente relevante, numa altura em que megatendências como o crescimento populacional global, a rápida urbanização e as alterações climáticas – estão a expor cada vez mais cidades, regiões e bacias – aos riscos de água “demasiada – too much”, “de menos – too little”, “muito poluída – too polluted” e “de baixa qualidade ou falta de acesso a água potável e saneamento” (OECD, 2024).
A economia azul sustentável e regenerativa depende da afirmação de uma “cultura da água” que evidencie o seu valor económico e o seu papel de ator principal no suporte à vida, desenvolvimento e progresso equitativo.
Esta Pós-graduação dirige-se a todas as pessoas e organizações, que pretendam aproveitar as oportunidades de valorização profissional e organizacional, que a economia azul sustentável e regenerativa oferece.
É particularmente relevante para:
Organizações:
Empresas públicas e privadas; municípios; gabinetes de estratégia; associações; sociedades de advogados; organizações não governamentais (ONG); fundos de investimento; instituições de ensino; órgãos de imprensa.
Profissionais do setor público:
Administradores, executivos de Câmaras Municipais; assessores; diretores de departamento; técnicos superiores; investigadores; professores.
Profissionais do setor privado:
Administradores; executivos; gestores; responsáveis de planeamento; investidores; consultores; advogados; investigadores; professores; jornalistas; empreendedores.
Estudantes e investigadores:
Ensino superior, incluindo licenciaturas; pós-graduações; mestrados; doutoramentos.
Fundador e CEO do Centro de Competência em Economia Azul (C2EA)
Álvaro Sardinha é formador e consultor internacional, especialista em economia azul e desenvolvimento sustentável e regenerativo, fundador e CEO do Centro de Competência em Economia Azul (C2EA).
Mestre em Direito e Economia do Mar: a Governação do Mar, com mérito, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL). Concluiu a pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital, na Universidade de Lisboa. Concluiu a pós-graduação em Estratégias Sustentáveis para o Turismo e Hotelaria, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT). É licenciado em engenharia marítima (ENIDH).
Do seu trabalho recente, destaca-se a autoria do Plano de Ação INOVSEA (Inovação e Competitividade na Economia do Mar das Regiões Costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego); a autoria da Estratégia de Inovação e Formação em Energias e Tecnologias Oceânicas; e a colaboração em projetos desenvolvidos em Angola, Brasil e Timor-Leste.
Acumula vasta experiência profissional e em empreendedorismo, sendo o fundador e coordenador de eventos de desenvolvimento da economia azul – a Feira de Emprego e Carreiras Azuis; e a FINA Feira de Inovação e Negócios Azuis.
© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by