Transforme a sustentabilidade em vantagem estratégica: capacite-se para liderar a inovação no Facility Management.
Maio de 2025
4 meses
B-Learning/ Pós- Laboral
3.450€
A pós-graduação Sustainability in Facility Management é uma formação pioneira que capacita profissionais a transformar o ambiente construído com soluções inovadoras e sustentáveis. Focando em temas como eficiência energética, bem-estar, certificações ambientais e estratégias ESG, o programa prepara os participantes para alinhar operações a metas organizacionais e climáticas. Através de abordagens práticas, como a criação de business cases e o desenvolvimento de políticas sustentáveis, este curso é ideal para quem deseja liderar a transformação do setor rumo à competitividade sustentável.
Num contexto global marcado pela urgência da transição sustentável, o Facility Management (FM) assume um papel determinante na implementação de estratégias que conciliam crescimento económico, responsabilidade ambiental e eficiência operacional. Esta Pós-Graduação oferece uma visão integrada sobre a interseção entre políticas de FM, a crise climática e as estratégias organizacionais, preparando os participantes para desenvolverem soluções sustentáveis para todo o ciclo de vida dos edifícios.
Ao longo do curso, os participantes irão aprofundar conhecimentos em Green Buildings, Urban Development, quantificação de emissões de gases com efeito de estufa e o reporte financeiro CSRD, explorando metodologias e ferramentas essenciais para impulsionar a mudança organizacional rumo à sustentabilidade.
Serão abordadas práticas inovadoras como o Service on Demand, Wellbeing Certifications, Workplace Experience e a norma ISO 41001, fornecendo um quadro estruturado para uma gestão eficaz e sustentável dos espaços.
Nesta Pós-Graduação, irá adquirir conhecimentos, aptidões e competências em ferramentas e métodos que lhe permitirão:
Partner da SFORI, Partner da OPTIMI, CEO da ALPHAWIN e Co-CEO da DATAURIS
Mestre em Gestão de Empresas, Licenciado em Direito com especialização em Ciências Jurídico-Económicas, MBA em Planeamento e Estratégia Empresarial, Pós-Graduado em Liderança e Desenvolvimento de Equipas.
Em 1999, foi distinguido pela ANJE como vencedor do Concurso de Ideias de Negócio na Universidade Lusíada de Lisboa. Coautor do livro de gestão “Casos Empresariais” Alentejo. Colaborou na elaboração do livro de Marketing Internacional “Portuguese Champions Abroad”. Foi consultor no projeto europeu EUFACINET – European Network of Facilitators, tendo também experiência em consultoria empresarial.
Em 2007 e 2014, integrou a equipa de coordenação distinguida com o prémio “Melhor Evento de Motivação e Incentivo em Portugal” – 24 Horas de Gestão e 24 Horas de Logística.
Entre 2012 e 2016, foi professor na PósGraduação em Formação em Liderança e Desenvolvimento de Equipas no I.S.P.A.- IU. Desde 2016, integra a equipa de coordenação da Rock in Rio Academy. Desde 2013, foi distinguido várias vezes como um dos elementos mais influentes (entre mais de um milhão de participantes) no grupo de Harvard no LinkedIn.
Desde janeiro de 2020, é membro do conselho estratégico da candidatura da Cidade da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027. Investigador nas áreas de Governação Corporativa, Sustentabilidade Organizacional, Liderança e Gestão de Equipas.
Entre 2020 e 2021, frequentou o programa “Leadership and Innovation” no MIT Professional Education.
Desde 2021, é co-coordenador do programa “Hi-Tech Leadership” na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Em março de 2021, em reconhecimento pelos valores do MIT de “excelência, meritocracia, coragem, humildade, curiosidade, paixão por resolver problemas difíceis e forte desejo de contribuir para a sociedade”, foi distinguido com o prémio “Fire Hydrant Award” pelo MIT Professional Education. Em maio de 2021, com o apoio do Jornal de Negócios, cocriou o primeiro NFT solidário em Portugal, angariando fundos para apoio às ** Aldeias de Crianças SOS**. Colunista do Jornal de Negócios e comentador frequente na TSF. Partner da SFORI, Partner da OPTIMI, CEO da ALPHAWIN e Co-CEO da DATAURIS
Diretor executivo da APFM – Associação Portuguesa de Facility Management, Diretor Regional da FMHOUSE, Responsável pela AcademiaFM
Diretor executivo da APFM – Associação Portuguesa de Facility Management, Diretor Regional da FMHOUSE, Responsável pela AcademiaFM, o programa de Formação e Certificação em Facility Management em parceria com a SGS.
Para além da direção da APFM em Portugal, Miguel Alves Agostinho é consultor de projetos de Facility Management na América do Sul e Europa. A nível europeu já fez parte do Board, do Program Advisory Board e foi Embaixador da EuroFM, a rede europeia de Facility Management. É membro da Comissão Técnica responsável pelos trabalhos relacionados com o Facility Management (EN15221 e ISO410XX) junto do IPQ.
Anteriormente foi Diretor Comercial e de Marketing na Konica Minolta Portugal e na SDG Simuladores de Gestão, tendo também sido Diretor de Projetos financiados pelo Fundo Social Europeu e Mentor de projetos de empreendedorismo social como convidado no ISCTE-IUL.
Miguel Alves Agostinho é licenciado em Engenharia e Gestão Industrial pelo IST e Pós-graduado pelo ISCTE em Direção Comercial.
© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by