Pós-graduação Agile Project Management

An agile company is one that is able to quickly adapt to changes in the market. Identify the process of becoming agile and the success that such ability brings companies through a real-world example.

 

Em parceira com:

Scopphu

  • Próxima Data

    18 setembro 2023

  • Duração

    6 meses
    2x semana

  • Formato

    B-learning
    Pós-Laboral

  • Investimento

    4.700€

Pós-graduação Agile Project Management
Visão geral

O que faz com que empresas como a Google, Spotify ou Revolut se destaquem entre milhares e milhares de empresas no mundo?
Será apenas moda, tendência ou novas metodologias de trabalho que são mais ágeis e capazes de responder mais rápida e eficazmente a clientes cada vez mais exigentes e impacientes?

 

Os métodos de inovação Agile revolucionaram a tecnologia da informação.

Ao longo dos últimos 25 a 30 anos, aumentaram consideravelmente as taxas de sucesso no desenvolvimento de software, melhoraram a qualidade e a rapidez de entrada no mercado, e aumentaram a motivação e a produtividade das equipas de TI.

 

E se uma empresa pudesse alcançar retornos positivos com mais 50% na introdução de novos produtos ou serviços?

E se os programas de marketing pudessem gerar mais 40% de pedidos de informação de potenciais clientes?

E se os recursos humanos pudessem recrutar 60% mais talento?

E se os colaboradores estivessem emocionalmente mais empenhados nos seus empregos?

 

A metodologia Agile trouxe estes níveis de melhoria a muitas empresas tecnológicas que nasceram já depois do Manifesto Agile, e que desde o início adotaram os seus princípios. Mais recentemente percebeu-se que a oportunidade é extensível a outros departamentos e as outras indústrias, conduzindo a benefícios transversais às organizações.

Conteúdo

A NOVA FCT lança pelo 3º ano consecutivo, numa parceria com a Scopphu, a Pós-graduação em Agile Project Management, cujo objetivo é desafiar os participantes a mudar a sua mentalidade de trabalho, baseando-se nas metodologias Agile, e a olharem para essa  mudança como uma oportunidade e um desafio na sua vida diária, que permitem uma aprendizagem de princípios teóricos e a sua implementação prática.

 

O conhecimento das metodologias AGILE e das suas práticas e ferramentas conduzem ao desenvolvimento e melhoria contínua das organizações e da sua eficiência, qualidade e valor acrescentado. Estes são os principais aspetos que as organizações procuram incrementar e impulsionar nos seus processos internos e nas suas equipas, com vista à satisfação dos seus clientes.

 

Esta Pós-graduação é composta por cinco unidades curriculares:

 

  • UC 01: Agile Project Management: concepts asn fundamentals
  • UC 02: Enterprise Transformation
  • UC 03: Services & product Design
  • UC 04: Agile People
  • UC 05: Agile Tools

 


 

Descubra os nossos artigos sobre a metodologia Agile:

 

Principais objetivos

Os participantes terão contacto com vários conceitos, no que se entende por gestão de projeto/produto, desde a sua descoberta, conceção e prototipagem até à gestão da estrutura/processo Scrum, Kanban, Lean, medição e análise dos resultados através de métricas ágeis.

No final do programa todos os participantes terão os conhecimentos e competências para a aplicação das metodologias AGILE tanto em projectos tradicionais como digitais e tecnológicos.

 

Em concreto:

  1. Explicar a abordagem e filosofia de gestão de projetos Agile, incluindo valores e princípios.
  2. Ganhar uma compreensão profunda dos princípios Ágeis e como aplicá-los em qualquer indústria.
  3. Reduzir o risco de fracasso de projectos, adoptando controlos ágeis baseados em resultados para encerrar projectos de forma mais eficaz.
  4. Aumentar a velocidade utilizando técnicas de gestão de trabalho ágeis / lean comprovadamente mais rápidas.
  5. Fornecer soluções inovadoras, libertando o potencial da sua equipa.

 


 

Esta Pós-graduação inclui 5 certificações:

 

  • CAL-E – Certified Agile Leadership Essentials
  • CAL-O – Certified Agile Leadership for Organizations
  • Management 3.0 Fundamentals of Management 3.0
  • PSM – Professional Scrum Master (scrum.org)
  • Scrum@Scaled

Perfil dos
Participantes

Esta Pós-graduação é adequada a uma vasta gama de perfis profissionais com atuação a nível da gestão de empresas e projetos, que queiram abraçar e implementar o mindset agile nas suas organizações.

São exemplo:

  • Gestores de Projeto, Analistas de Negócios, Arquitetos de Soluções, Arquitetos empresariais, Administradores de Bases de Dados, e todos os interessados em desenvolver conhecimentos e uma mentalidade Agile;
  • Executivos Seniores que procuram desenvolver um mindset Agile para liderar e inovar na sua organização;
  • Project Managers e Team Leaders;
  • Profissionais que querem fortalecer o seu conhecimento em Agile;
  • Profissionais que necessitam de desempenhar um papel de liderança em projetos Agile.
Coordenação do Programa
Horácio Lopes

Gestor de Projetos, Gestor de Formação, Formador e Docente Universitário . Fundador da newDATAmagazine®️

Na sua primeira experiência de trabalho como repositor num supermercado da família, percebeu desde logo uma enorme ligação às áreas da gestão e a tudo quanto significasse planeamento, organização, procedimentos, critério, lógica…

Ainda a frequentar a licenciatura, em 1992, tomou a iniciativa de constituição da sua primeira empresa que se dedicou à importação e distribuição de materiais desportivos e à venda ao público de roupa, calçado e acessórios desportivos. Em 1997 assume a função de diretor financeiro de uma empresa de comércio internacional e em 1999 a função de diretor geral de um centro de fitness.

Entre 2002 e 2012 assumiu a função de gestor de projetos nas áreas de Gestão, Internet, Marketing, Comunicação, Design e Multimédia, com implementação em clientes das mais diversas indústrias em B2B e B2C, que lhe permitiu tomar contacto com realidades muito distintas e desenvolver uma excelente capacidade de resolução de problemas, utilizando criatividade e capacidade de adaptação, como líder e também como membro de equipas.

Exerce desde 2012 como consultor de gestão, ajudando empresas a otimizar e reestruturar departamentos e áreas funcionais, principalmente nos processos de Gestão Geral, Tecnologia, Estratégia, Comercial, Marketing e Entrega de Produtos/Serviços.

Em paralelo com a ocupação empresarial, assumiu ao longo dos anos vários cargos no setor associativo onde exerceu funções nas áreas da gestão, marketing, eventos e projetos. É também nestas áreas que exerce como formador desde 1994, e a partir de 2013, como coordenador pedagógico. Hoje exerce como formador, coordenador pedagógico e professor universitário.

O seu imenso gosto pela aprendizagem contínua motivou-o a procurar mais conhecimentos e a frequentar múltiplos cursos de formação a diferentes níveis, acumulando hoje, para além de mais de uma dezena de formações profissionais e certificações, uma licenciatura, dois títulos de mestre, um mestrado executivo e uma pós-graduação. Frequenta atualmente um doutoramento em Gestão.

A vontade de retribuir à comunidade e a sua mentalidade de partilha levaram-no a fundar a newDATAmagazine®, uma revista orientada para o conhecimento, orgulhosamente pertencente à Economia Cultural e Criativa, na qual é hoje editor, e onde coordena a produção mensal de cada edição (gestão de parcerias, planeamento, redação, revisão, edição, publicação e comunicação, coordenação do design e layout da revista, produção informática, publicação online, website e comunicação).

“Show, don’t tell!”, “Walk the talk!”, “Get things done!” e “Sharing is learning!” são os quatro princípios que orientam a sua atuação profissional.

Ana Carmo

Fundadora, partner e CEO da Scopphu

Ana Carmo é fundadora, partner e CEO da Scopphu desde Maio de 2013.

Focada no desenvolvimento de projectos novos e inovadores e em ajudar pessoas, equipas e empresas em todo o mundo, a Ana lidera um grupo de empresas com muito entusiasmo e resiliência, gerindo mais de 30 pessoas e 500 clientes.

Com a sua contribuição, Ana apoia muitas das áreas de investimento e mudança estratégica da empresa. Dado o forte impacto que o seu desempenho tem nas pessoas, projectos e no conhecimento e inspiração das equipas internas, Ana conseguiu ser um dos primeiros líderes a introduzir a formação em metodologia Agile no mercado português.

Com o crescimento do negócio, tem liderado a conquista de novos mercados e geografias, nomeadamente em Espanha onde a Scopphu abriu um escritório em Madrid em 2019. Ana licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e frequentou uma pós-graduação em Gestão de Projectos pelo ISBB. Desde 2011, tem vindo a investir em vários cursos de formação em Métodos Ágeis, dos quais possui várias certificações, tais como CSM, CSPO da Scrum Alliance, e Gestão 3.0 da Happy Melly.

Download Brochura Candidatura

© 2023 NOVA SCHOOL OF SCIENCE & TECHNOLOGY – Legal & Privacy | Powered by