A filosofia Lean, originada no Sistema Toyota de Produção, tornou-se uma abordagem essencial para empresas que procuram eficiência e competitividade. Com foco na eliminação de desperdícios e na melhoria contínua, o Lean oferece um caminho claro para a excelência operacional. Com o Lean foca-se em diversas perspectivas, incluindo eficiência, produtividade, qualidade e inovação.
Lean é uma forma de pensar em criar o valor necessário com menos recursos e menos desperdício. Lean é também uma prática que consiste em experimentação contínua para alcançar o valor perfeito com zero desperdício. O pensamento e a prática Lean ocorrem em conjunto.
O pensamento Lean começa sempre com o cliente. O que valoriza o cliente? Ou, formulado de forma diferente e que convida à ação concreta, que problema precisa o cliente resolver?
A prática Lean inicia-se com o trabalho— as ações que criam valor para o cliente, direta ou indiretamente — e as pessoas que realizam essa função. Por meio de experimentação contínua, colaboradores e gestores aprendem a inovar nas suas ações, físicas ou intelectuais, de forma a obter cada vez mais qualidade e fluidez, menos tempo e esforço, e menor custo. Assim, uma organização caracterizada pela prática Lean é altamente adaptada ao seu ambiente que por vezes está em constante mudança, em comparação com os seus pares, devido à aprendizagem sistemática e contínua fomentada pelo pensamento e prática Lean.
Uma organização Lean deve organiza-se para continuar a compreender o cliente e o seu contexto, ou seja, especificando o valor e procurar melhores formas de o fornecer:
– através do desenvolvimento de produtos e processos,
– durante o cumprimento, desde a encomenda através da produção até à entrega, e
– através do ciclo de utilização do produto e/ou serviço, desde a entrega, passando pela manutenção e atualizações, até à reciclagem.
As empresas Lean, tanto multinacionais, PME ou simplesmente startups, abordam incessantemente questões fundamentais sobre o seu propósito, o processo e as pessoas:
– Qual é o propósito orientado para o valor? Ou qual é o problema a resolver?
– Quais são as ações a serem realizadas para resolver o problema?
– Quais as capacidades necessárias para realizar o trabalho de resolver o problema?
– Que sistema de gestão, nomeadamente nas operações e comportamentos de liderança é necessário?
– Que pensamento, incluindo mentalidades e pressupostos, é exigido pela organização como um sistema orientado para um propósito?
Podemos concluir que a forma de pensar Lean tem uma orientação: respeito pelos clientes, colaboradores, fornecedores, investidores e restante envolvente onde estes players estão inseridos, com o acreditar de que todos podem e irão beneficiar através das práticas Lean. Lean não é dogmático. Não é um conjunto rígido e imutável de crenças e métodos. Em vez disso, progride no contexto de situações específicas. Não existe um ponto final enquanto o valor é criado de forma imperfeita e o desperdício existe.
E como Lean pode ajudar as organizações?
Desde o coaching executivo no desenvolvimento de estratégia, implementação e alinhamento até ao envolvimento dos colaboradores para criar uma cultura de resolução de problemas, a forma de pensar e a prática Lean podem alavancar o desempenho de qualquer que seja a organização.
Adotar a filosofia Lean pode transformar profundamente uma organização. Com foco em eficiência, qualidade, melhoria contínua e inovação, o Lean ajuda as empresas a eliminar desperdícios, aumentar a produtividade e satisfazer melhor os clientes. Para as empresas que desejam se manter competitivas no longo prazo, a implementação do Lean não é apenas uma opção, mas uma necessidade.
Orlando Fontan
Consultor de gestão de projetos
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